Curitiba/PR: Instituto Municipal de Turismo faz 12 anos com anúncio de nova sede

principal

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba completa 12 anos nesta quarta-feira (10/5). O aniversário é celebrado com uma novidade, a mudança do Instituto, que fica no Centro Cívico, para o Palacete Wolff, localizado no Setor Histórico da cidade.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta que a mudança de sede é um avanço do ponto de vista administrativo, uma vez que os custos de aluguel são eliminados. “Outro aspecto, de natureza técnica, é o fato de o imóvel estar localizado no setor histórico da cidade, um dos cartões-postais de Curitiba”, explicou. “Para o Instituto é ainda mais importante porque é onde temos nossa feira de artesanato mais importante, a feira do Largo da Ordem.”

A arquiteta da Secretaria de Governo Municipal Cláudia Stachera, responsável pela readequação do espaço, lembra que o Palacete é uma Unidade de Interesse de Preservação, tombado pelo Patrimônio Estadual. Por isso, os reparos têm que obedecer certos parâmetros. “A edificação vai receber uma pintura contra pichação na área externa e uma pintura mais clara na área interna, para dar mais claridade aos ambientes”, relata. Cláudia também comentou a troca da iluminação interna para uma tecnologia mais nova e econômica.

O Instituto

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba é uma autarquia, de administração indireta da Prefeitura, e foi criado pela Lei nº 11.408 em 2005. Entretanto, a área do Turismo na gestão pública de Curitiba teve início em 1952, quando foi criado o Departamento Municipal de Turismo e Propaganda. Na época não havia secretarias no organograma do Poder Público Municipal.

Alguns anos depois, a tarefa foi transferida ao Departamento de Educação, Cultura e Turismo, em 1959. Em 1973, a Lei 4.545 criava a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que, entre as várias atribuições, assumiu o turismo. 

Em 31 de maio de 1993, surgia a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (SICT), criada pela Lei nº 8.184. No ano de 2000, a Lei nº 10.130 de 28 de dezembro, extinguia a SICT e seu artigo 3º transferia as atribuições da antiga secretaria para a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, onde foi criada uma diretoria de Turismo, que permaneceu até a criação do Instituto.

Em 2010, o Instituto, em parceria com o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, criou a marca CurtaCuritiba, que visa promover a cidade como destino turístico com todas s potencialidades.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/instituto-municipal-de-turismo-faz-12-anos-com-anuncio-de-nova-sede/42066.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …