A rede municipal está ampliando a qualificação dos profissionais que atendem os estudantes em inclusão. A partir deste mês, a formação será para os professores que utilizam as salas de recursos multifuncionais, ambientes preparados com mobiliário e materiais adequados para o atendimento educacional especializado. O programa que utiliza as salas de recursos multifuncionais é organizado pelo Ministério da Educação.
O curso Desenvolvimento de Estratégias de Trabalho no Atendimento Educacional Especializado subsidiará as ações dos profissionais das salas de recursos para elaboração de estratégias adequadas para suprir as necessidades funcionais e específicas dos estudantes em inclusão. Cursos como este permitem o aprimoramento das práticas de trabalho dos professores.
Atualmente, 27 professores fazem o atendimento nas salas de recursos multifuncionais existentes em 25 escolas da rede municipal. São 342 estudantes atendidos nas salas de recursos multifuncionais de Curitiba.
Escola número 26
A Secretaria Municipal da Educação também busca a ampliação do número de salas. Nas próximas semanas será aberta uma nova sala na Escola Municipal Professor Francisco Hübert, no Boqueirão. O espaço vai atender estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
A diretora da unidade, Claudia Simoni da Silva Ativo Costa, comemora. “Eles precisam deste atendimento para se desenvolver com suportes complementares, além das atividades da sala regular”, esclareceu. No local, os estudantes participarão de atividades de estimulação, que permitem a descoberta, a superação de barreiras, a inventividade e a criatividade.
Inclusão e autonomia
A sala é equipada com recursos de tecnologia assistiva, disponibilizados pelo MEC, para atender estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento de forma individualizada ou em duplas, de acordo com as necessidades e especificidades de cada um.
A tecnologia assistiva inclui todos os recursos que podem proporcionar ou ampliar as habilidades da pessoa com deficiência, promovendo a sua inclusão e autonomia, dentro das suas possibilidades.
Para a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Budel, as formações são essenciais para a ampliação de conhecimentos necessários ao atendimento dos alunos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento.
“O professor da sala de recursos multifuncionais deve graduação na área de educação, especialização em educação especial e formação continuada que o habilite a atuar nas áreas específicas para o atendimento às necessidades educacionais dos estudantes”, afirmou.
Gislaine ressalta que a formação supera as exigências legais. “Curitiba valoriza a inclusão. A formação continuada e o desenvolvimento profissional são necessários. A cidade investe na formação dos professores especializados. Além da formação, é feito o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelas professoras do atendimento educacional especializado”, disse.
Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/profissionais-aprimoram-o-atendimento-das-criancas-em-inclusao/42052.
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