Eleição suplementar no Amazonas é tema de reunião entre TSE e TRE-AM — Tribunal Superior Eleitoral

Representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (10), em Brasília, para definir questões relativas à realização da eleição suplementar no estado amazonense, em virtude da cassação do governador eleito em 2014, José Melo (PROS).

Para o pleito, ficou estipulado um orçamento de R$18.500.000, considerando os dois turnos. O primeiro turno deve ocorrer no dia 6 de agosto, já a segunda etapa, se acontecer, será no último domingo do mês, no dia 28 de agosto. Contudo, as datas só devem ser confirmadas após a aprovação pelo Pleno do TRE-AM, o que deve ser na próxima sexta-feira (12).

Conduzida pelo diretor-geral do Tribunal, Maurício Melo, a reunião com o diretor-geral do regional do Amazonas, Messias Andrade, contou com a participação de vários técnicos de todas as áreas do TSE envolvidas na realização de uma eleição.

Messias Andrade disse que o encontro foi importante para tranquilizar a gestão, uma vez que o TSE garantiu o apoio irrestrito para realizar esse pleito.

“Nós tínhamos algumas incertezas em relação a liberação de alguns recursos, algumas parcerias com o ministério da defesa. Nós saímos daqui bem tranquilizados que nós conseguiremos realizar um pleito dentro dos padrões costumeiros da Justiça Eleitoral”, disse.

A minuta de resolução já foi apresentada ao presidente da Corte Regional e pré-aprovada, segundo o diretor-geral do regional. “Na minuta de resolução já contam todos os prazos a serem seguidos, desde a convenção, registro de candidatura, encerramento do cadastro. Os prazos, por se tratar de uma eleição suplementar, são reduzidos. Houve uma diminuição significativa desses prazos. O nosso momento agora é alinhar nosso planejamento e executar um pleito com qualidade”, disse Messias.

O pleito deve envolver mais de 8 mil pessoas entre servidores e colaboradores e serão utilizadas mais de 7 mil urnas eletrônicas. O número de equipamentos para contingência foi aumentado de 10% para 20%.

RC/BB

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Maio/eleicao-suplementar-no-amazonas-e-tema-de-reuniao-entre-tse-e-tre-am.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE celebra Dia Mundial do Planeta Terra e reforça compromisso com o meio ambiente — Tribunal Superior Eleitoral

Na próxima quinta-feira (22), milhões de pessoas em todo o mundo comemoram o Dia Mundial …