Pelo tempo da Liderança da Oposição, na sessão ordinária desta quarta-feira, 10, o vereador Guilherme Sampaio (PT), apontou que a redução dos investimentos da prefeitura na coleta de lixo aumentou o número de rampas de resíduos sólidos em diversos pontos da cidade, o que segundo ele, contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e para a maior incidência dos casos de Arboviroses. O parlamentar cobrou uma ação mais efetiva do Executivo no sentido de educar, coibir e multar.
“Fortaleza está repleta de lixo. Esse fato assume uma gravidade maior no momento em que enfrentamos uma epidemia de chikungunya e que lamentavelmente começa a fazer vítimas fatais. Nossos assessores tiraram fotos do seu trajeto do trabalho para casa e se depararam com inúmeras rampas de lixo.”, relatou.
O parlamentar apresentou as fotos no painel da Câmara, que retratavam entulhos e amontoados de lixo em vários pontos da cidade. Dentre eles na; Av. Leste e Oeste, José Lourenço, Jaime Benévolo, Padre Michelino, Barão do Rio Branco, Floriano Peixoto, Júlio Cézar, Ulisses Bezerra. “Nós inclusive fazemos aqui a proposta aos cidadãos que do trajeto de casa ao trabalho, registrem as rampas de lixo através de fotos e nos envie.”, destacou.
De acordo com o parlamentar, dados do Tribunal de Contas do Município (TCM) apontam que houve uma redução de investimentos na coleta de lixo de R$ 152, 3 milhões. “Estamos no quinto ano da administração do governo municipal e na sua última campanha, o prefeito prometeu que em 90 dias acabaria com as rampas de lixo na cidade, mas a realidade é que elas só aumentam. E com esses dados que mostram a redução de investimento na coleta, a prefeitura não pode continuar alegando que é de responsabilidade da população. Sabemos sim que ela tem seu papel, mas a redução dos investimentos na coleta também são responsáveis.”, frisou.
Guilherme relatou que os casos de arboviroses passam de 16 mil no Ceará, sendo que a maior incidência é em Fortaleza. Segundo o parlamentar, já foram registradas 21 mortes. “ Não se vê uma liderança política efetiva para mobiliza, educar, orientar e multar aqueles que sujam a cidade. Precisamos discutir o assunto com clareza. E é necessário que a prefeitura dê uma resposta para a população. O Executivo deve coibir, educar e estruturar a gestão para que isso não continue oferecendo risco de vida a população.”, defendeu.
Assessoria de Imprensa
Anna Regadas e Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmfoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor/
Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/guilherme-destaca-aumento-de-rampas-de-lixo-na-cidade-e-aponta-reducao-de-investimentos-da-prefeitura-na-coleta/.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.