Fortaleza/CE: Guilherme destaca aumento de rampas de lixo na cidade e aponta redução de investimentos na coleta

Vereador é líder do PT na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Pelo tempo da Liderança da Oposição, na sessão ordinária desta quarta-feira, 10, o vereador Guilherme Sampaio (PT), apontou que a redução dos investimentos da prefeitura na coleta de lixo aumentou o número de rampas de resíduos sólidos em diversos pontos da cidade, o que segundo ele, contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e para a maior incidência dos casos de Arboviroses. O parlamentar cobrou uma ação mais efetiva do Executivo no sentido de educar, coibir e multar.

“Fortaleza está repleta de lixo. Esse fato assume uma gravidade maior no momento em que enfrentamos uma epidemia de chikungunya e que lamentavelmente começa a fazer vítimas fatais. Nossos assessores tiraram fotos do seu trajeto do trabalho para casa e se depararam com inúmeras rampas de lixo.”, relatou.

O parlamentar apresentou as fotos no painel da Câmara, que retratavam entulhos e amontoados de lixo em vários pontos da cidade. Dentre eles na; Av. Leste e Oeste, José Lourenço, Jaime Benévolo, Padre Michelino, Barão do Rio Branco, Floriano Peixoto, Júlio Cézar, Ulisses Bezerra. “Nós inclusive fazemos aqui a proposta aos cidadãos que do trajeto de casa ao trabalho, registrem as rampas de lixo através de fotos e nos envie.”, destacou.

De acordo com o parlamentar, dados do Tribunal de Contas do Município (TCM) apontam que houve uma redução de investimentos na coleta de lixo de R$ 152, 3 milhões. “Estamos no quinto ano da administração do governo municipal e na sua última campanha, o prefeito prometeu que em 90 dias acabaria com as rampas de lixo na cidade, mas a realidade é que elas só aumentam. E com esses dados que mostram a redução de investimento na coleta, a prefeitura não pode continuar alegando que é de responsabilidade da população. Sabemos sim que ela tem seu papel, mas a redução dos investimentos na coleta também são responsáveis.”, frisou.

Guilherme relatou que os casos de arboviroses passam de 16 mil no Ceará, sendo que a maior incidência é em Fortaleza. Segundo o parlamentar, já foram registradas 21 mortes. “ Não se vê uma liderança política efetiva para mobiliza, educar, orientar e multar aqueles que sujam a cidade. Precisamos discutir o assunto com clareza. E é necessário que a prefeitura dê uma resposta para a população. O Executivo deve coibir, educar e estruturar a gestão para que isso não continue oferecendo risco de vida a população.”, defendeu.

 

Assessoria de Imprensa
Anna Regadas e Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmfoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/guilherme-destaca-aumento-de-rampas-de-lixo-na-cidade-e-aponta-reducao-de-investimentos-da-prefeitura-na-coleta/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …