OAB >> Audiência pública e visita a presídio de Várzea Grande abrem Caravana no MT

Brasília (DF) e Cuiabá (MT) – A passagem da Caravana Nacional das Prerrogativas pela Seccional de Mato Grosso teve início na manhã desta quarta-feira (10) com uma audiência pública na Subseção de Várzea Grande, seguida de vistoria na unidade penitenciária da Mata Grande.

O presidente em exercício da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles, e o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias, representaram o Conselho Federal da OAB na ocasião, que contou também com o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, e presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Seccional, André Stumpf.  

Os advogados presentes à reunião destacaram o bom diálogo que há entre advocacia, magistratura, Ministério Público e polícias militar e civil. Autoridades judiciárias e policiais participaram da audiência pública.

Para Cassio Telles, o início da Caravana em Mato Grosso foi bastante positivo. “Tivemos uma participação expressiva da advocacia na audiência realizada em Várzea Grande. Além disso, é a primeira ocasião em que recebemos questionamentos sobre prerrogativas dos estagiários inscritos na OAB. Isso mostra o interesse deles, que participaram em bom número”, disse.

Ele também aproveitou a ocasião para falar sobre o aplicativo Prerrogativas Mobile, muito elogiado pelos advogados locais. Trata-se de uma iniciativa compartilhada entre as seccionais e o Conselho Federal da OAB para registrar ocorrências de violações, compilar dados e auxiliar o processo de tomada de providências. A plataforma foi 100% desenvolvida por funcionários da OAB, sem qualquer custo direto. A Seccional mato-grossense, inclusive, foi a primeira a implantá-lo.

Presídio

A Caravana Nacional das Prerrogativas visitou também a Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa, conhecido como Mata Grande. Lá, os integrantes do Sistema de Prerrogativas verificaram a situação dos parlatórios, espaços destinados à comunicação entre os detentos e seus advogados. A visita contou com a presença do conselheiro federal Duílio Piato

A Subseção da OAB em Rondonópolis, por iniciativa de seu presidente Stalyn Paniago Pereira, firmou em fevereiro de 2017 uma parceria com o curso de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera Rondonópolis e a Penitenciária da Mata Grande para a construção de um parlatório em seu anexo, onde ficam os presos provisórios.

Conforme o Termo de Parceria, o curso de Engenharia Civil será responsável pela elaboração do projeto, enquanto a Penitenciária disponibilizará a mão de obra e a OAB Rondonópolis será responsável pelo custeio da construção.

Nos próximos dois dias, a Caravana Nacional das Prerrogativas visitará também Primavera do Leste, Nova Xavantina e Cuiabá. 

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55069/audiencia-publica-e-visita-a-presidio-de-varzea-grande-abrem-caravana-no-mt.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Audiência pública da OAB debate aspectos da rotina de defesa dos direitos dos povos indígenas – OAB

A OAB Nacional, através da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, realizou, …