[Cidadania] Reeducandos j produziram os primeiros resumos dos livros – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

Realizar a leitura de uma obra literria, aps elaborar um relatrio ou uma resenha, permitir reduzir 4 (quatro) dias da pena do detento. (imagem: Decom)

Os livros da biblioteca estão saindo das prateleiras e chegando aos lugares onde poderão fazer a diferença. Para os detentos da unidade prisional de Laguna as mudanças já começaram.

Na última semana, eles apresentaram o resumo do primeiro livro do projeto de remissão de pena por leituras, iniciativa da Biblioteca Pública, com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria Municipal de Educação. 

A bibliotecária Kátia Regina Borges, junto com a equipe da biblioteca, acompanha os reeducandos nas visitas na unidade, faz entrevista para oferecer dicas de leituras conforme a personalidade e solicitações dos reeducandos. 

Títulos de auto-ajuda, religião, romance e suspense são os preferidos. Nesta primeira fase, dez estão participando do projeto. 

Realizar a leitura de uma obra literária, após elaborar um relatório ou uma resenha, permitirá reduzir 4 (quatro) dias da pena do detento. 

Após seleção da obra, o reeducando terá 22 (vinte e dois) dias úteis para a leitura do livro.

De acordo com as leis vigentes para a remição da pena pela leitura, cada reeducando poderá ler no máximo 1 (um) livro por mês, somando 12 (doze) livros ao ano. 

A intenção, de acordo com Kátia Borges, é auxiliar na mudança, transformação e humanização através da leitura, principalmente, ressocialização dos reeducandos. 

Uma prova será efetuado com os leitores para confirmar sobre a leitura dos livros. 

O projeto pretende realizar outras atividades a leitura deve abrir caminhos, pois segundo a bibliotecária “o livro tem um poder além da leitura”. 

Outros projetos da biblioteca:

LEIA E PASSE ADIANTE

São doações da comunidade que excedem a necessidade. Esses livros são restaurados e após registro técnico e alguns ajustes, retornam ao público a título de doação. Os leitores, por sua vez, são incentivados a passarem adiante ou devolverem a algum ponto do Programa.

Atualmente, atendemos na rodoviária, policlínicas, hospital e comunidades.

DOSE ÚNICA

Com o objetivo de humanizar o tratamento, a Biblioteca em parceria com o Hospital, iniciou esse projeto em 2010. São disponibilizados gratuitamente livros para leitura através do Programa Leia e Passe Adiante, como também proporcionam-se momentos de descontração, com participação de voluntários, através de leituras agradáveis (poesias, breves contos, piadas, crônicas), distribuição de jogos criados a partir de material descartável, confeccionados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa e acompanhados por profissionais da Biblioteca.

BIBLIOTECANDO

Neste mês de maio, todas as terças e sextas-feiras, acontecerá o Projeto Bibliotecando. As crianças da pré-escola (de 4 a 6 anos) estarão conhecendo o espaço da Biblioteca. Vai haver contação de histórias, apresentação dos espaços, manuseio e cuidados com os livros.

Onde fica ?

A biblioteca pública fica aberta das 7h às 18h, está localizada no centro histórico, na rua Voluntário Fermiano. 

Texto: Taís Sutero – jornalista MTB 1796

 

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10658.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …