Os livros da biblioteca estão saindo das prateleiras e chegando aos lugares onde poderão fazer a diferença. Para os detentos da unidade prisional de Laguna as mudanças já começaram.
Na última semana, eles apresentaram o resumo do primeiro livro do projeto de remissão de pena por leituras, iniciativa da Biblioteca Pública, com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria Municipal de Educação.
A bibliotecária Kátia Regina Borges, junto com a equipe da biblioteca, acompanha os reeducandos nas visitas na unidade, faz entrevista para oferecer dicas de leituras conforme a personalidade e solicitações dos reeducandos.
Títulos de auto-ajuda, religião, romance e suspense são os preferidos. Nesta primeira fase, dez estão participando do projeto.
Realizar a leitura de uma obra literária, após elaborar um relatório ou uma resenha, permitirá reduzir 4 (quatro) dias da pena do detento.
Após seleção da obra, o reeducando terá 22 (vinte e dois) dias úteis para a leitura do livro.
De acordo com as leis vigentes para a remição da pena pela leitura, cada reeducando poderá ler no máximo 1 (um) livro por mês, somando 12 (doze) livros ao ano.
A intenção, de acordo com Kátia Borges, é auxiliar na mudança, transformação e humanização através da leitura, principalmente, ressocialização dos reeducandos.
Uma prova será efetuado com os leitores para confirmar sobre a leitura dos livros.
O projeto pretende realizar outras atividades a leitura deve abrir caminhos, pois segundo a bibliotecária “o livro tem um poder além da leitura”.
Outros projetos da biblioteca:
LEIA E PASSE ADIANTE
São doações da comunidade que excedem a necessidade. Esses livros são restaurados e após registro técnico e alguns ajustes, retornam ao público a título de doação. Os leitores, por sua vez, são incentivados a passarem adiante ou devolverem a algum ponto do Programa.
Atualmente, atendemos na rodoviária, policlínicas, hospital e comunidades.
DOSE ÚNICA
Com o objetivo de humanizar o tratamento, a Biblioteca em parceria com o Hospital, iniciou esse projeto em 2010. São disponibilizados gratuitamente livros para leitura através do Programa Leia e Passe Adiante, como também proporcionam-se momentos de descontração, com participação de voluntários, através de leituras agradáveis (poesias, breves contos, piadas, crônicas), distribuição de jogos criados a partir de material descartável, confeccionados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa e acompanhados por profissionais da Biblioteca.
BIBLIOTECANDO
Neste mês de maio, todas as terças e sextas-feiras, acontecerá o Projeto Bibliotecando. As crianças da pré-escola (de 4 a 6 anos) estarão conhecendo o espaço da Biblioteca. Vai haver contação de histórias, apresentação dos espaços, manuseio e cuidados com os livros.
Onde fica ?
A biblioteca pública fica aberta das 7h às 18h, está localizada no centro histórico, na rua Voluntário Fermiano.
Texto: Taís Sutero – jornalista MTB 1796
Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10658.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.