Fortaleza/CE: Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Serviço de Transporte Individual Privado se reúne com a categoria dos Mototaxistas

A Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Serviço de Transporte Individual Privado esteve reunida na tarde desta quinta-feira, 11, na sala das Comissões, para ouvir da categoria dos mototaxistas os principais impactos causados pelos aplicativos que ofertam o serviço de transporte em Fortaleza.

O presidente da Comissão Especial, vereador Ésio Feitosa (PPL), ao fazer a abertura da reunião, explicou que a Comissão de Transporte Individual Privado já havia iniciado seu trabalho na Legislatura anterior e foi dado continuidade na atual gestão. No entanto, como não ocorreu anteriormente, inseriram na discussão os mototaxistas para apresentarem suas demandas.

Parlamentares se reuniram com a categoria dos mototaxistas para ouvir suas demandas.

Cícero Ferrer, representante do Sindicato dos Mototaxistas de Fortaleza, ressaltou que ao iniciar o processo de entrada da categoria no mercado, foram abordados com rigor pelo Poder Público da cidade. No entanto, acredita que o mesmo não ocorre com os motoristas do aplicativo UBER. “Essa empresa coloca em xeque o Estado Democrático de Direito pelo não pagamento dos impostos devido. É uma concorrência desleal. Destaco prejuízos dessa empresa sob dois aspectos: social e de imagem”, relatou.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) que recentemente apresentou um Projeto de Lei n° 0031/2017 que regulamenta o transporte individual de passageiros, participou do encontro. Na oportunidade, agradeceu a presença da categoria e destacou que a vida real e as demandas da população devem ser levadas em consideração. “Vocês apresentaram pautas parecidas com as dos taxistas. O UBER hoje foram vocês ontem quando buscaram legalização do serviço antes ofertada apenas aos taxistas. Não sou membro da Comissão, mas apresentei um projeto que regulamenta o transporte individual por apresentar benefícios a cidade como: menos engarrafamento, menor quantidade de carros e danos ao meio ambiente”, evidenciou.

O parlamentar Ésio Feitosa (PPL) disse que o posicionamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza é contrária ao transporte coletivo individual. O parlamentar defendeu a tese de que não há Lei Federal que dê subsídios aos municípios para legislar sobre esse tipo de transporte. “Essa tese foi fortalecida quando o Congresso Nacional aprovou um projeto que regulamenta o transporte individual, mas precisamos que ela seja aprovada também no Senado para ter valia. Temos que legislar sob o ponto de vista da prudência”, disse o vereador que é Líder do Governo na Casa.

Ésio finalizou enfatizando que a Prefeitura de Fortaleza não compactua com a ilegalidade do UBER e que a gestão tem procurado combater esse tipo de transporte.

Assessoria de Imprensa
Rochelle Nogueira
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/comissao-especial-de-analise-da-regulamentacao-do-servico-de-transporte-individual-privado-se-reune-com-a-categoria-dos-mototaxistas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …