Câmara Municipal de São Paulo Câmara presta homenagem aos corretores de imóveis

Os 39 anos da Lei que regulamentou a profissão de corretor de imóveis foram lembrados na Câmara

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo sediou nesta sexta-feira (12/5), o encontro do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), em homenagem aos 39 anos da Lei nº 6.530 de 1978 que regulamentou a profissão de Corretor de Imóvel e ao dia do Corretor de Imóveis.

Também foi entregue a medalha “O Conciliador”, que existe desde 2003 para reconhecer pessoas que ajudaram a fortalecer o setor imobiliário e os corretores de imóveis. Este ano o homenageado foi Márcio Antônio Bueno, ex-diretor do Sciesp. Ele disse que esse reconhecimento da classe é estimulante.

“Isso nada mais é do que um estímulo a você continuar os prestigiando. Solicitando a eles que ingressem no sindicato, que participem do sindicato, pois o sindicato é a casa do corretor de imóveis. O lado protetor do movimento é o sindicato”, disse.

No momento em que se discute a flexibilização da Lei trabalhista no Brasil,  o corretor de imóveis é um exemplo de profissional que atua em um regime diferenciado. Bueno afirma que o corretor de imóveis é um profissional liberal por natureza.

“A própria atividade exige que ele seja um profissional liberal. O corretor de imóveis não gosta de ser empregado, bater ponto, até porque seria impossível conciliar tudo isso com a atividade dele. O corretor de imóveis tem a função de aproximar as pessoas, achar um ponto de equilíbrio na compra e venda de imóveis”.

O corretor de imóveis Orlando de Almeida Filho, presidente emérito do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, destacou que o profissional deve estar sempre atualizado e citou leis aprovadas na Câmara Municipal de São Paulo como fundamentais para o trabalho dos corretores.

” O Plano Diretor, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, e o Código de Obras também têm a participação do corretor de imóveis, que é um aplicador dessa legislação e traz ao conhecimento dos vereadores os anseios da população, com relação às áreas de habitação, moradia, aquisição de imóveis etc.”

O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, Odil Baur de Sá, ressalta que além de intermediar a compra de um imóvel, o corretor é responsável pelo equilíbrio nas transações imobiliárias.

“Antigamente, o proprietário queria vender o imóvel e fazia a venda diretamente. Havia o constrangimento na relação entre vendedor e comprador por causa do preço pedido. Então o corretor de imóveis entra justamente para dar equilíbrio entre o comprador e o vendedor. A figura do corretor de imóveis é absolutamente indispensável”.

O vereador Aurélio Nomura (PSDB), apoiador do evento realizado no Auditório Prestes Maia do Palácio Anchieta, entende que a profissão de corretor de imóvel, regulamentada há 39 anos, é de extrema importância por dar a segurança ao consumidor que busca um imóvel.

“Eu acredito que muitos que não buscaram o aconselhamento com um corretor de imóveis tiveram problemas. A segurança de existir um corretor credenciado dá tranquilidade à pessoa que busca o primeiro imóvel, como também aos investidores do setor imobiliário.”

Formatura

O encontro também promoveu a formatura de 73 alunos da UniSciesp, a Universidade do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, agora corretores de imóveis por meio do Ebrae, a Escola Brasileira de Ensino à Distância. É o caso de Marcos de Lima Silva, 20 anos, que elogiou o curso e espera ter sucesso na carreira.

“O curso é muito completo, tem uma base de matemática financeira muito difícil, mas vale a pena. Por mais que seja um curso à distância, é possível ter um bom conhecimento da área, mesmo sem estar atuando. Pra gente é uma honra estar participando desse processo”.

Outra formanda, Miriam Santos, 20 anos, disse que depois de se formar corretora de imóveis pretende prosseguir os estudos para exercer o Direito Imobiliário:

“Sempre gostei de Direito e como já trabalho na área imobiliária, e o mercado está crescendo, eu quero continuar”.

Sobre a Universidade do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, o chanceler da entidade, Alexandre Tirelli, explicou que o interessado em fazer o curso precisa ser maior de idade, ter completado ou estar cursando o ensino médio, e ter a disposição de estudar no modelo de ensino à distância.

“Hoje nós temos uma plataforma eletrônica, utilizamos uma ferramenta de educação chamada ‘eLearn’, em que a pessoa, depois que faz a apresentação de seus documentos, tem a sua matrícula deferida e passa a estudar um conjunto de 10 saberes, com avaliações presenciais”.

Mais informações sobre o curso de Corretor de Imóveis do UniSciesp você pode obter no www.sciesp.org.br.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/camara-presta-homenagem-aos-corretores-de-imoveis/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …