Curitiba/PR: FAS apresenta experiências de Curitiba na assistência social

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Larissa Tissot, participa do Encontro Regional do Congemas Sul, que teve início nesta quinta-feira (11/5), em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Durante dois dias, gestores e trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul debatem os rumos da política nacional da assistência social.

Larissa é presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado Paraná (Cogemas-PR), órgão responsável pela articulação e fortalecimento da política de assistência social no Estado. No evento, promovido pelo Congemas, órgão que abrange gestores de todo o País, Larissa falou das experiências da Prefeitura de Curitiba e destacou que a assistência social é uma prioridade na gestão do prefeito Rafael Greca.

“Trabalhamos para o fortalecimento da política da assistência social no município e, dentro do Cogemas, buscamos a descentralização do colegiado, que vem em um processo histórico de consolidação do seu papel junto aos gestores de todo o Paraná e também na instância federal”, disse.

Evento

O Encontro Regional do Congemas Sul tem como tema central o Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na defesa dos Direitos e a Efetivação do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Nesta quinta-feira, a presidente da FAS coordenou a mesa-redonda que debateu o novo regime fiscal, a efetivação do pacto federativo no contexto do Plano Decenal 2016/2026 e as implicações para a política de assistência social no Brasil. Foi responsável também pelo grupo de trabalho que teve como tema os avanços e desafios para as gestões municipais, na perspectiva da garantia dos direitos socioassistencias e efetivação do Suas.

Nesta sexta-feira (12/5), o evento promove minicursos que tratam da execução orçamentária e financeira, gestão do Suas, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Cadastro Único, a primeira infância no Suas e os programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Presenças

Participaram da abertura do encontro a secretária nacional de Assistência Social, Carmem Brant; o vice-presidente do Congemas, José Roberto Zanchi; o presidente do Cogemas/RS, Lenara Ballin; o secretário nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, e o presidente do Conselho Estadual da Assistência Social do Rio Grande do Sul, Leopoldino Monteiro.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fas-apresenta-experiencias-de-curitiba-na-assistencia-social/42095.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …