Presidente do TSE recebe ativistas da Venezuela e reforça pedido de ajuda à UNASUL — Tribunal Superior Eleitoral

Na quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, recebeu as ativistas da Venezuela Lilian Tintori e Antonieta López, respectivamente esposa e mãe de Leopoldo López, líder oposicionista preso naquele país. Também participou do encontro o advogado brasileiro de direitos humanos Fernando Tibúrcio.

Lilian e Antonieta percorrem o mundo para denunciar violações de direitos humanos e pedir apoio para uma solução negociada para a crise venezuelana.

Durante o encontro com o presidente do TSE, elas relataram casos de repressão e violência contra manifestantes oposicionistas e reiteraram a importância do respeito aos direitos humanos e da pronta realização das eleições já postergadas pelo governo.

Nesse sentido, Lilian Tintori agradeceu ao ministro Gilmar Mendes a carta enviada por ele ao Conselho Eleitoral da UNASUL, que pede a inclusão da questão venezuelana na agenda de trabalho do órgão.

O ministro Gilmar Mendes expressou sua solidariedade à família de Leopoldo López e reiterou sua preocupação com a situação democrática eleitoral da Venezuela, com destaque para a necessidade de se estabelecer um calendário eleitoral o mais breve possível.

Na carta enviada à UNASUL, o presidente do TSE enfatizou que a situação naquele país representa importantes desafios à democracia, à divisão de poderes, ao Estado de Direito e aos direitos humanos.

“Entendemos que o assunto deve ser tratado da forma cordial, amiga e construtiva que caracteriza o diálogo sul-americano”, afirmou ao destacar também a importância de garantias fundamentais como as liberdades de expressão, de opinião e a manifestação pacífica, além da concessão de liberdade aos presos políticos e da garantia de plena independência entre os poderes. Esses requisitos, segundo ele, são essenciais para a legitimidade e a verdade eleitoral.

Confira aqui a íntegra da carta.

Esta é a segunda vez que o ministro Gilmar Mendes recebe Lilian Tintori, que esteve no Brasil em 2015 para relatar a mesma situação. Ela também se encontrou nesta quinta-feira com o presidente da República, Michel Temer, que emitiu um comunicado em que expressou a preocupação com o que ocorre na Venezuela e afirmou que o Brasil está pronto para prestar ajuda humanitária ao país vizinho, que enfrenta uma crise econômica com a falta de remédios e alimentos.

CM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Maio/presidente-do-tse-recebe-ativistas-da-venezuela-e-reforca-pedido-de-ajuda-a-unasul.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE convoca novas eleições para prefeito de Boa Esperança (ES) — Tribunal Superior Eleitoral

Nesta quinta-feira (15), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por maioria de votos …