Curitiba/PR: Após consultas públicas, Prefeitura entrega proposta de LDO à Câmara Municipal

O secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, entregou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (15/5) a proposta da Prefeitura para Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018.

O texto foi elaborado após consultas públicas feitas à população em dez audiências realizadas nas administrações regionais da cidade. As sugestões dos moradores também foram colhidas pela internet – no total, foram feitas 3.662 sugestões para uso do dinheiro do orçamento no ano que vem. (Clique aqui e veja as principais demandas.)

O texto foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Serginho do Posto, e agora vai tramitar para análise e sugestões de todos os vereadores.

A LDO é uma peça que antecede a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o Orçamento propriamente dito do município para o ano seguinte. A LDO estabelece as diretrizes dos gastos, levando em conta as sugestões recebidas, a expectativa de receitas e as necessidade de gastos do plano de governo da administração.

A LDO deverá deve ser votada até 30 de junho. Já a LOA precisa ser enviada pela Prefeitura à Câmara até setembro e votada pelos vereados até o final do ano.

Jamur destacou a importância do processo de análise e sugestões, para que o Orçamento seja montado e executado de forma democrática, eficiente e que atenda aos anseios da população.

“É prerrogativa dos vereadores, como legítimos representantes da sociedade curitibana, analisar e sugerir, se for o caso, mudanças”, disse Jamur. “Ela é a base para elaborarmos no segundo semestre uma Lei Orçamentária Anual anual afinada aos interesses da população e realista do ponto de vista das receitas disponíveis.”

Presidente da Câmara, Serginho do Posto informou que a Câmara também vai realizar novas audiências públicas durante o trabalho de análise da LDO. “É um processo democrático e esperamos que o município tenha êxito nas metas que estão sendo propostas”, disse o vereador.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/apos-consultas-publicas-prefeitura-entrega-proposta-de-ldo-a-camara-municipal/42116.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …