Curitiba/PR: Escolas municipais exibem talento no Doctor Machines

Crianças e adolescentes de escolas municipal participaram do evento da equipe de robótica Doctor Machines, da comunidade do Umbará, no sábado (13/5), no Colégio Estadual Padre Claudio Morelli. Os estudantes integram três equipes já acostumadas a trabalhar em equipe com o Lego, tradicional brinquedo de montar. É desta forma que eles demonstram seus talentos para desenvolver projetos com base científica e relevância social.

As equipes Fusion Robôs, da Escola Municipal São Miguel, Conectados, da Escola Municipal Durival Britto e Silva, e Cyber Rex, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, apresentaram robôs, com projetos de programação e pesquisas sobre temas diversos no evento que difunde a robótica na comunidade, ampliando horizontes de conhecimento de todos os envolvidos.

Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Relações Interdisciplinares da Expressão Gráfica da UFPR, o evento envolveu, além da pesquisa, a missão de criar um robô autônomo, capaz de vencer desafios como o de retirar um animal da área de queimadas e levar ao centro de tratamento, plantar algumas árvores, reflorestar a mata ciliar, colocar o peixe no rio e despoluir um rio.

“O grande diferencial do evento, que não envolveu a competição de equipes da rede, foi a oportunidade dos meninos e meninas compartilharem conhecimentos e experiências com outras equipes. São momentos de vivências com uma série de valores que cobrem diversas áreas do crescimento pessoal e em equipe”, destaca a coordenadora do projeto de robótica na Secretaria Municipal da Educação, Leila Marcia da Silva.

Aproximadamente 100 estudantes, de sete equipes, participaram. As equipes já têm experiência em competições oficiais como Olimpíada Brasileira de Robótica, First Lego League, RoboCup e Fórmula SAE.

“Sábado foi dia de compartilhar, de transmitir conhecimentos e adquirir novas experiências. Nossos alunos se interessam cada vez mais pelo mundo da ciência, da tecnologia e da robótica. Estamos felizes por contribuir com o aprendizado da nossa geração”, destaca a professora Liz Cavalcante.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/escolas-municipais-exibem-talento-no-doctor-machines/42112.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …