Curitiba/PR: Prefeitura apoia o Imin Matsuri, festividade da comunidade japonesa

A mais tradicional festa da comunidade japonesa de Curitiba vai contar com o apoio da Prefeitura de Curitiba. Nesta terça-feira (16/5), representantes da comunidade convidaram o prefeito Rafael Greca para o Imin Matsuri, evento que celebra a cultura nipônica e a imigração japonesa. “Os festivais que os japoneses fazem enriquecem o panorama cultural da cidade”, disse Greca.

O Imin Matsuri está na 27ª edição e será realizado na Expo Renault Barigui em 24 e 25 de junho. O presidente Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Rui Hara, ressalta a tradição da festividade, que é o maior evento gastronômico da cidade. “Para nossa comunidade é importante porque celebramos a data da vinda dos primeiros japoneses”, ilustrou.

Hara também adiantou ao prefeito o interesse em fazer uma festa maior no em 2018, quando a imigração japonesa ao Brasil completa 110 anos. Greca enalteceu a iniciativa e afirmou que eventos culturais étnicos fazem parte dos planos da Prefeitura. “Ações como essa ampliam nosso projeto de fazer permanentemente a valorização étnica dos povos que compõem Curitiba”, finalizou.

Os participantes também discutiram formas de dar nova vida ao Parque do Centenário – Memorial da Imigração Japonesa. Greca ressaltou que o Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba (Ippuc) estuda um projeto abrangendo o parque, que passaria a se chamar Parque do Sol Nascente, mantendo a alusão ao povo japonês. Segundo o prefeito, é preciso estudar melhor qual a melhor vocação para uso do prédio no local. A ideia é que haja também um complexo de educação – que também deverá se chamar Sol Nascente – com creches (CMEIs) e escolas municipal e estadual.

Folclore

O festival Imin Matsuti traz música e dança folclóricas do Japão, além de comidas típicas, workshop de haicai, mangá e culinária japonesa. Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro acontece, também na Expo Renault Barigui, o Haru Matsuri, festival que celebra a chegada da Primavera.

Participaram da reunião assessor da Prefeitura de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, o vice-presidente de marketing da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Noryassu Seto, o vice-presidente cultural da associação, Hermes Murakami, e os conselheiros deliberativos Jorge Yamawaki e Teichum Hiramatsu. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-apoia-o-imin-matsuri-festividade-da-comunidade-japonesa/42133.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …