Fortaleza/CE: Câmara realiza Sessão Solene em alusão aos 50 anos do Conselho Regional de Odontologia

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (16), Sessão Solene em alusão aos 50 anos do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), comemorado no dia 13 de maio. O requerimento foi apresentado pelo vereador Dr.Porto (PRTB) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Porto, representando no ato o presidente da CMFor, Vereador Salmito Filho (PDT) e a mesa do evento contou com as presenças do senhor Eliardo Silveira Santos, presidente do CRO-CE; Ester Dias Porto, representando o Centro Especializado de Odontologia (CEO) e Senhor Cláudio Vidal, conselheiro efetivo do CRO-CE.

Os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia foram instituídos pela Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964. Esta lei foi regulamentada pelo Decreto nº 68.704, de 03 de junho de 1971. Alguns Conselhos instalaram-se, em alguns Estados, no ano da promulgação da Lei; em outros Estados, em 1965 e 1966. O Ceará em 1967. Somos sabedores dos difíceis momentos por que passou a sua primeira diretoria: sem sala, sem móveis, sem funcionários. Mas, uma vez instalado, vem crescendo em marcha ascensional. E, é inegável que a situação a que chegou devemos à compreensão e à adesão de todos que contribuíram com uma parcela de cooperação: os Diretores de hoje e de ontem, os funcionários em sua família diária e a própria classe odontológica cearense, razão de ser da existência do Conselho.

O primeiro conselho teve a frente o senhor, Jose Dilson de Vasconcelos Menezes, odontólogo, que depois foi fundador e presidente da Associação Brasileira do Ensino de Odontologia – ABENO e presidente da Associação Latino Americana de Faculdades de Odontologia – ALAFO, que com seus companheiros, iniciou as atividades do CRO em13 de maio de 1967. Sua missão é supervisionar ao exercício da odontologia no Estado do Ceará, cabendo-lhe zelar pelo desempenho ético e primar pelos bons conceitos dos que exercem legalmente a profissão, para que a categoria possa ser reconhecida por suas praticas organizadas e pela luta dos direitos da saúde do povo. Seus valores são: respeito a ética, promoção cidadania, responsabilidade social, excelência de qualidade e espírito de equipe.

O vereador Dr. Porto, em sua saudação aos presentes, falou sobre a alegria e o orgulho dos odontólogos ao vivenciarem esse momento de festa. “Estamos aqui comemorando os 50 anos do CRO que congrega não só os cirurgiões-dentistas, mas os técnicos em próteses, protecnicos, clínicas, assistentes em saúde bucal, técnico em saúde bucal. Enfim, todas pessoas e entidades ligadas ao nosso segmento profissional. É como se fosse uma OAB para odontologia. É um momento de muita galhardia e emoção estar aqui na presença dos colegas para enaltecer esse momento, pois o CRO é órgão fiscalizador e congrega todos que estão em atividade. E os que passam a ter mais idade passam a ser remidos, e ficam na galeria dos profissionais de odontologia”, afirmou o parlamentar.

“Desde o nosso primeiro presidente José Dilson de Vasconcelos Menezes que hoje ainda está na Ativa nos auxiliando, ao atual presidente Dr Eliardo, reconhecemos o trabalho que vem realizando a frente do CRO. Sei das dificuldades, pois esses abnegados, muitas vezes deixam de lado seus afazeres para lutar pela categoria. Quero dizer para os cirurgiões-dentistas que nossa categoria tem que ser cada vez mais valorizada. Aqui no parlamento enquanto politico for, sempre elevarei nossa categoria aos mais altos conceitos da sociedade”, concluiu o vereador. Em seguida, o vereador Sr. Porto entregou o certificado em comemoração aos 50 anos do CRO ao presidente da entidade, Eliardo Silveira Santos.

Em suas palavras de agradecimento, o presidente do CRO-CE, Eliardo Silveira Santos, afirmou que esse é momento é de muita alegria e galhardia pelo reconhecimento importante da Casa do Povo a categoria dos odontólogos. “O CRO tem 50 anos, sendo um dos primeiros instalados no País. Sua missão principal é cuidar da saúde bucal da população, através de ações junto aos cirurgiões-dentistas e de todos os outros profissionais que fazem parte do sistema. São 6 mil cirurgiões dentistas que trabalham nas diversas áreas, sejam na área privada, profissionais liberais e no serviço publico. O Conselho está vigilante sobre as condições de trabalho e faz intercâmbio entre clínicas odontologias e o cirurgião dentista para defender e melhorar o atendimento da população, Temos ações fiscalizatórias e de ética são realizadas”, frisa

Ele observa que a odontologia está no setor primário, secundário e terciário dos hospitais, Diz que as descobertas científicas fizeram o trabalho dos odontólogos mais eficaz. “Vemos hoje um Hospital oferecendo atendimento de alta complexidade na nossa área, com atendimento multidisciplinar com diversas áreas. É importante essa conquista, pois reduz os gastos tendo em vista a diminuição do tempo de internação hospitalar. É importante concluir minha fala com o agradecimento ao Dr. Porto vereador dessa casa e nosso colega de profissão e a Câmara, seus dirigentes e demais vereadores pela homenagem. Finalizo dizendo que o CRO, cada vez mais estará à disposição para realizar um trabalho efetivo em prol de nossa população que precisa de nosso atendimento”.

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-realiza-sessao-solene-em-alusao-aos-50-anos-do-conselho-regional-de-odontologia/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …