Fortaleza/CE: Parlamentares manifestam apoio no combate às notícias falsas e destacam participação do Legislativo no desligamento da TV analógica no Ceará

Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza – Foto: Genilson de Lima

Os vereadores de Fortaleza receberam com entusiasmo a visita da presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Carmem Lúcia Dummar e o vice-presidente, Roberto Moreira. Os jornalistas foram à Câmara Municipal tratar de dois assuntos: Mudança do sinal analógico para digital e o Congresso Fala Norte e Nordeste. O último assunto teve a maior repercussão entre os parlamentares, já que o evento terá um amplo debate sobre as falsas notícias (Fake News) disseminadas diariamente na internet.

O vereador Ésio Feitosa, líder do executivo na Câmara, agradeceu a oportunidade de ouvir os representantes da Acert, enaltecendo a postura da Casa e da Associação pela sensibilidade de promover uma campanha de esclarecimento sobre quem poderá receber de forma gratuita o kit da TV digital. E sobre as notícias falsas, o vereador registrou que o tema já começou a ser discutido pelo vereador Acrísio Sena (PT), evidenciando o risco que elas causam para a democracia e a violação da honra das pessoas.

A presidente da Acert, Carmem Lúcia, ainda reforçou o comentário do vereador Ésio, afirmando que ela não possui um dado preciso sobre o impacto dessas notícias para os veículos de imprensa no país, mas informou que o Google cresce 20% ao ano e 90% é de verba publicitária. “Estão surgindo os desertos noticiosos. O usuário não tem noção do que é compartilhar a informação falsa. Isso é questão de educação. Futuramente isso deve passar a fazer parte do currículo escolar. É muito poder”, pontuou a jornalista.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) subiu à tribuna para comentar que esse assunto é atual e que todos os parlamentos devem discutir. O parlamentar ainda ressaltou a importância de um jornalismo forte para que se alcance uma democracia forte.

Em complemento ao pronunciamento do vereador Guilherme Sampaio (PT), o vice-presidente da Acert, Roberto Moreira, comentou que no mundo todo existe já existe as bancadas “fakes”, inclusive em Brasília, desqualificando companheiros e desmoralizando o Poder Público no intuito de se eleger.

Já a vereadora Cláudia Gomes (PTC), alertou que a notícia falsa já é uma questão de saúde pública. “Todos os dias somos bombardados por notícias falsas. Precisamos alertar a população que tem que parar de compartilhar notícias que ninguém sabe se são verdadeiras. Isso é grave. Inclusive já mataram pessoas por isso. Nós temos que tomar uma providência urgente”.

Também participaram da discussão, o vereador Dr. Porto (PRTB); Renan Colares (PDT); Gardel Rolim (PPL); Eron Moreira (PP) e Acrísio Sena (PT).

 

Assessoria de Imprensa
Silmara Cavalcante
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/parlamentares-manifestam-apoio-no-combate-as-noticias-falsas-e-destacam-participacao-do-legislativo-no-desligamento-da-tv-analogica-no-ceara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …