Curitiba/PR: Prefeitura repõe cabos furtados da iluminação da Praça Afonso Botelho

A Prefeitura de Curitiba trabalha desde o início de maio para repor os cabos de energia que foram furtados da Praça Afonso Botelho, em frente à Arena do Atlético, no Água Verde. Toda a praça ficou apagada desde o fim do ano passado por conta dos furtos de cabos.

Todo o cabeamento está sendo refeito, agora com um sistema antifurto. Serão repostos 13 mil metros de cabos, que compõem todo o sistema de iluminação pública da praça. O valor dos reparos será de R$ 25,9 mil, dinheiro que poderia ser utilizado em implantação de nova iluminação na cidade.

“É um trabalho bem oneroso, a gente poderia usar estes recursos para atender solicitações da população para implantar iluminação em novos locais. Uma praça grande dessas, toda apagada, fica sem segurança”, explicou o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros.

A previsão é que todos os trabalhos sejam concluídos em até 30 dias. O sistema de iluminação da Praça Afonso Botelho é formado por postes de quatro metros de altura e iluminação decorativa. São vários circuitos que controlam as luzes públicas. Com o furto de cabos, tudo ficou apagado. Estão sendo repostos cabos de quatro milímetros e seis milímetros.

Precaução

Além da reposição dos cabos, a Prefeitura está adotando um sistema antifurto no cabeamento da Praça Afonso Botelho. Depois de serem lançados os cabos, todos subterrâneos, eles são envelopados com concreto. As caixas da passagem, onde os fios são distribuídos para os postes, também estão sendo lacradas com concreto.

A questão do vandalismo e do furto de cabos não acontece apenas na região central da cidade. No Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, foram roubados mais de seis mil metros de cabos de iluminação neste ano. A Linha Verde também sofre constantes furtos de cabos, o que acaba gerando pontos apagados ao longo da via.

O material é visado por conta do cobre, que depois é revendido pelos criminosos. “É uma situação complicada, estão furtando cabos de aterramento e os que ficam nas descidas dos postes. A população pode nos auxiliar nesta questão de furtos de equipamentos, denunciando pelo número 153 da Guarda Municipal ou através do 156”, disse Tony Malheiros.

A Prefeitura está utilizando o sistema antifurto, com concretagem dos cabos e iluminação, em todos estes locais onde precisam ser repostos os materiais furtados. “Estamos concretando as tubulações, um trabalho que está dando resultado. Dificulta bastante a ação do marginal”, definiu o diretor de Iluminação Pública.

A Guarda Municipal reforçou as rondas na Praça Afonso Botelho, para evitar novos casos de furtos. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-repoe-cabos-furtados-da-iluminacao-da-praca-afonso-botelho/42122.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …