OAB >> Visita a órgãos da Justiça em Maceió encerra Caravana em Alagoas

Brasília – Nesta quarta-feira (17), a Caravana Nacional das Prerrogativas da OAB chegou à capital alagoana, onde encerra sua passagem pelo Estado. A primeira visita foi à sede da Justiça Federal, na Serraria, onde advogadas e advogados foram ouvidos sobre os problemas enfrentados diariamente no local.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias, conversou com vários advogados e lembrou que os problemas enfrentados em Alagoas são iguais aos de diversas partes do país. “É uma orquestração contra a advocacia. Identificamos que é uma intenção de nos colocar de joelhos, reduzir o papel da advocacia. Estamos caminhando para uma ditadura da toga, e nesse contexto só quem pode se opor a isso somos nós”, apontou.

Fernanda Marinela, presidente da OAB-AL, também comentou a visita feita à Justiça Federal. “Constatamos em Alagoas situações lamentáveis, um sistema caótico que causa inúmeros prejuízos a todos e não podemos ficar parados, precisamos sim agir para modificar essa realidade. A OAB estará nessa luta e contamos com o apoio de todos os advogados, são eles os nossos olhos e ouvidos em todas as comarcas”, reiterou.

Tribunal de Justiça

Após a visita ao Justiça Federal, a Caravana seguiu para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), onde foi recebida pelo desembargador Otávio Praxedes, presidente do órgão. A pauta do encontro foi o diagnóstico inicial feito durante a viagem aos municípios de São José da Tapera, Santana do Ipanema, Mata Grande, Delmiro Gouveia e Arapiraca. 

Com relação à carência de magistrados, o desembargador afirmou que até setembro deste ano, mais 13 juízes serão nomeados para as comarcas de 1ª entrância, atendendo pleitos antigos da Ordem. A carência no quadro de servidores também esteve na pauta. Várias comarcas estão com o quadro insuficiente; na maioria, apenas dois servidores são concursados, os demais, cedidos por prefeituras. Outro compromisso firmado com o Tribunal junto à OAB Alagoas foi referente à revitalização dos prédios que abrigam os fóruns no interior do estado. 

Ao final do encontro, o presidente do TJ-AL firmou compromissos com a Seccional alagoana. 

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55101/visita-a-orgaos-da-justica-em-maceio-encerra-caravana-em-alagoas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB questiona no STF novo adiamento de prazo e extinção de linha de crédito para precatórios – OAB

A OAB Nacional propôs nesta segunda-feira (19) duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido …