Curitiba/PR: Empresários de startups revelam estratégias de sucesso

Na noite chuvosa desta quinta-feira (18/5) mais de 200 pessoas acompanharam a apresentação e a troca de idéias com empresários de três startups de sucesso de Curitiba e um panorama do setor de empreendedorismo e inovação no País. Por mais de duas horas, na Capela Santa Maria, o público ouviu o gerente de maketing do EBANX, André Boaventura, a especialista do Sebrae Marielle Rieping, o fundador do Pipefy, Alessio Allonço, e o diretor de marketing da Beauty Date, Jorge Buczek.

O evento faz parte das atividades de promoção do Vale do Pinhão, projeto da Prefeitura para fomentar empresas inovadoras. Foi uma oportunidade de integrar o poder público com as ações da iniciativa privada, instituições e universidades. “Conectamos Isae, Band Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento, Prefeitura e Fundação Cultural em mais uma ação de apoio à cultura da inovação e ao empreendedorismo. O retorno do público tem sido positivo”, comentou Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

A consultora do Sebrae Marielle Riepling destacou a necessidade de planejamento e conhecimento do produto e do mercado para o sucesso de novas startups e das que já estão consolidadas no mercado. “A falta do plano de negócio e o conhecimento total do que está sendo desenvolvido têm levado muitas startups para o encerramento precoce das atividades”, comentou a especialista. Marielle também falou sobre o aumento da participação feminina nos negócios: “Infelizmente as mulheres são a menor parte entre os empreendedores, mas isso tende a mudar, elas estão conquistando o mercado, ampliando a participação.”

A startup Beauty Date deixou de lado a ideia de ser uma plataforma que engloba várias áreas para se especializar em um segmento. E assim está recebendo investimentos milionários e crescendo de forma consistente no mercado. A empresa apresenta uma relação fácil, rápida e amigável de conectar os profissionais de beleza com clientes. Acessando o aplicativo, é possível localizar o profissional mais perto, consultar a agenda, valores e marcar o serviço.

Outra empresa que inovou e conquistou o mercado foi a Ebanx, startup que oferece meios de pagamento de contas. O gerente de marketing da empresa, André Boaventura, falou sobre os desafios da empresa para apresentar soluções e serviços que atendam demandas que evoluem em um ritmo frenético. A empresa é a responsável pelo processamento online de milhares de transações financeiras por segundo, com a retaguarda de uma equipe de profissionais de apoio e desenvolvimento. Assim, conquistaram grandes contas internacionais, projetando a marca da empresa e Curitiba para o mundo.  

Participação

A empreendedora Vanessa Rangel soube do evento pelas redes sociais e foi buscar inspiração para o negócio que está desenvolvendo com o marido. O casal elabora uma plataforma de mediação de aluguel entre o inquilino e o locatário, facilitando a relação e fornecendo segurança jurídica e administrativa para ambos. A plataforma Mellro já está em fase de testes e tem grande chance de conquistar o mercado, de acordo com os testes e pesquisa que o casal tem feito. “Nunca estamos satisfeitos. É muito importante essa troca de informações e experiências para inspirar os negócios. Esse tipo de evento é motivador e incentivador”, comenta Vanessa.

Na mesma linha de desafios, a Pipefy, startup que organiza todo o fluxo de trabalho de um negócio, saiu de uma sala de um escritório de Curitiba para gerenciar processos em mais de 40 mil empresas em todo o mundo. A empresa ganhou força com a internacionalização e o entendimento constante e atualizado do que os clientes precisam. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/empresarios-de-startups-revelam-estrategias-de-sucesso/42173.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …