Câmara Municipal de São Paulo Audiência Pública trata das podas de árvores na capital

DA REDAÇÃO

A Comissão de Finanças e Orçamento realizou nesta segunda-feira (22/5), uma Audiência Pública para tratar das podas de árvores na cidade de São Paulo. Participaram representantes da Prefeitura, das Secretarias de Justiça e Prefeituras Regionais e da Eletropaulo, além do secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natilini. Ele disse que a questão do manejo das árvores na cidade de São Paulo é muito grave.

Natalini explicou que o déficit de atendimento de poda de árvores, pelo telefone 156, ultrapassa 80 mil, devido ao número insuficiente de profissionais, como agrônomos, e poucas equipes de poda. Diante desse quadro, ele reafirmou uma proposta do prefeito João Doria de permitir que os próprios moradores possam contratar um técnico, indicado pela prefeitura, depois da elaboração de um laudo, para realizar as podas de árvores. Mas o secretário Gilberto Natalini explicou que essa ideia precisa ser muito bem pensada e discutida para que não haja na cidade uma desarborização.

“Porque a pessoa poderá ir muito ‘seca ao pote’, destruir a árvore e aí não tem recuperação. Então tem que ser uma coisa muito bem feita, muito caprichada, ganhando a população. A prefeitura terá de continuar tomando conta. Terá de existir fiscalização e controle.”

O secretário Gilberto Natalini anunciou ainda que no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), será anunciada a criação do Comitê Municipal de Arborização Urbana, que juntará a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Secretaria de Prefeituras Regionais. Esse Comitê será representado por oito pessoas das Secretarias e oito pessoas da sociedade civil, das universidades e de moradores.

“Esse Comitê terá o papel de rever os Manuais de Arborização e Poda. E só aí nós poderemos ter condições de chamar a responsabilidade de flexibilizar a poda de árvores.”

O líder do governo na Câmara, o vereador Aurélio Nomura (PSDB), entende que esse assunto tem que ser muito debatido, ouvindo especialistas das universidades, técnicos e a população, mas que de fato resulte numa solução para esse grave problema.

“Um projeto adequado e que sirva de referência para o resto do país, porque no Brasil inteiro nós temos esse problema. Está na hora de nós iniciarmos um processo o mais rápido possível. Há necessidade de nós avançarmos nesta questão. E é isso que o prefeito João Doria quer para a cidade de São Paulo.”

O engenheiro agrônomo Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, arborista certificado pela Sociedade Internacional de Arboricultura, concorda que do jeito que está não pode continuar, mas ele ressalta que essa ideia de permitir ao munícipe contratar uma empresa para emitir um laudo e um técnico da prefeitura para fazer a poda, precisa respeitar as normas técnicas.

“Se habilitarem empresas, elas têm que estar devidamente capacitadas, qualificadas, demonstrando seu currículo, que são capazes de operar da forma como exige a Lei, dentro de ABNT, dentro de normas regulamentadoras e dentro dos princípios da Lei 10.365, que disciplina o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo existente no Município de São Paulo. E o técnico da mesma forma, tem que comprovar sua competência a respeito do assunto.”

Durante a Audiência Pública, a Eletropaulo foi muito criticada e acusada de realizar as podas de árvores de forma inadequada, que estariam matando diversas delas. O gerente de Engenharia de Manutenção e Qualidade da Rede da Eletropaulo, Leonardo Borelli Júnior, explicou que a empresa tem um plano anual de poda, baseado no desempenho da rede elétrica, e que respeita um manual que tem por objetivo permitir que a rede elétrica e as árvores coexistam.

“Nós seguimos os manuais de poda que foram desenvolvidos entre a empresa e o poder público. Temos retreinado diversas equipes, justamente com a preocupação de que esse trabalho seja feito dentro das normas, para sempre melhorar o convívio entre a árvore e a rede elétrica.

A Eletropaulo informou ainda que pretende podar só na cidade de São Paulo este ano até 260 mil árvores, que investe anualmente mais de R$ 55 milhões nesse serviço, e que tem mais de 260 pessoas envolvidas nesse trabalho de poda de árvores.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/audiencia-publica-trata-das-podas-de-arvores-na-capital/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …