Curitiba/PR: Prefeitura oferece atividades esportivas em 25 modalidades no Boqueirão

Musculação, ioga, ginástica aerolocal, futsal e artes marciais. Essas são apenas algumas das 25 modalidades disponibilizadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na Regional Boqueirão. Todas as atividades são gratuitas e com turmas para diferentes idades desenvolvidas nas cinco unidades da secretaria na região.

“Reordenamos a grade horária nas unidades e formalizamos parcerias com federações e entidades para ampliar as turmas e trazer novas atividades que atendam, dentro do possível, as principais demandas apontadas pelas comunidades”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A principal novidade nas atividades sistemáticas foi levar o judô ao Centro de Esporte e Lazer (CEL) Rua da Cidadania do Carmo, CEL Xaxim e Centro da Juventude Eucaliptos. Com turmas cheias e grande procura pelas atividades de artes marciais, a Smelj rapidamente adicionou as modalidades de muay thai e boxe na Regional e ampliou as atividades de judô no município.

No início do ano, eram apenas 120 vagas para judô. “Em parceria com a federação, capacitamos nossos profissionais, ampliamos as vagas nas Regionais Boqueirão e Bairro Novo e o sucesso foi enorme. Levamos o judô para nove regionais e já contamos com 1.159 crianças participando das atividades”, ressaltou Marcello Richa.

Porém não são apenas as novas atividades que movimentam as turmas da Smelj na Regional Boqueirão, como comprova Juliana Martins, de 90 anos, que frequenta as aulas de ginástica do CEL Rua da Cidadania do Carmo.

“A primeira vez que vim foi por indicação médica, há 20 anos, e desde então nunca mais parei. Temos professores maravilhosos e é bom demais participar das aulas, passar tempo com as amigas e sair me sentido mais disposta para fazer qualquer coisa”, afirmou Juliana, destacando também que dificilmente alguma de suas colegas falta às atividades.

Enquanto uns já fazem aulas há tempo, outros começam a descobrir paixões esportivas. Isabela de Barros, de 11 anos, se inscreveu para participar das atividades de futsal há um mês. “Eu adoro jogar futebol e a cada dia sinto que estou melhorando, correndo mais e me posicionando melhor.”

Faça chuva ou sol, a hora do futsal é sagrada. “Isso é muito bom, porque as crianças têm mais que gastar a energia com atividades saudáveis”, disse Carolina Soeira, mãe de Isabela.

Paradesporto

A Regional Boqueirão também conta com a principal unidade de atendimento a pessoa com deficiência da Smelj. O CEL Xaxim desenvolve atividades adaptadas de basquete, tênis campo e bocha, coordenada pelo técnico da seleção brasileira paraolímpica, Darlan Ciesielski.

Em janeiro, o prefeito Rafael Greca assinou um Termo de Cooperação com a empresa Rumo Logística para adaptar a unidade, que se transformará no primeiro Centro de Excelência em Paradesporto de Curitiba, com capacidade para aproximadamente 3.000 atendimentos por mês.

O projeto definitivo da obra está em análise e prevê o fechamento das laterais e a troca do piso da quadra coberta, que se tornará um ginásio, a adaptação dos banheiros e vestiários e a construção de um anexo ao lado das quadras de tênis, com espaços para atividades de tênis de mesa, bocha adaptada e esgrima. 

Novas opções

Outra novidade na Regional Boqueirão foi a instalação de três Estações de Ginástica e Alongamento em Aço Inox. As unidades utilizam apenas a força do corpo para a realização dos exercícios, como a barra fixa (reta, angulada, fechada e paralela) e a estrutura em formato espaldar para alongamento.

Uma única unidade dispõe de diversas opções de empunhaduras para a realização de diferentes exercícios, que incluem: alongamentos estáticos, abdominal vertical, tríceps na barra paralela, flexão de membros inferiores, puxada frontal, dorsal e com triângulo. 

Na Regional Boqueirão, as estações foram instaladas no Parque Nossa Senhora do Carmo, na Praça Menonitas e na Praça Recanto dos Eucaliptos.

 

Atividades ofertadas pela Smelj na Regional Boqueirão:

CEL Rua da Cidadania do Carmo

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 – Praça Nossa Senhora do Carmo. Telefone 3313-5523

 

Escola+Esporte=10 (criança e adolescente)

Atividades: futsal, basquete, vôlei, judô, ginástica artística e iniciação esportiva

 

CuritibAtiva (adulto)

Atividades: ginástica aerolocal e alongamento

 

Idoso em Movimento (terceira idade)

Atividades: ginástica, alongamento e hiperginástica

 

CEL Menonitas

Rua Paulo Setubal, s/n – Praça da Colonização Menonita – Boqueirão. Telefone: 3217-1214

 

Escola+Esporte=10 (criança e adolescente)

Atividade: vôlei

 

CuritibAtiva (adulto)

Atividades: ginástica aerolocal e alongamento

 

Idoso em Movimento (terceira idade)

Atividades: ginástica e alongamento

 

CEL Padre Agostinho Legrós

Rua Praça Carlos Franck, esquina com n.° 2.112 – Praça Padre Agostinho Legros. Telefone: 3377-3180

 

Escola+Esporte=10 (criança e adolescente)

Atividades: futsal e tênis

 

CuritibAtiva (adulto)

Atividades: musculação, alongamento, aerolocal e corrida

 

Idoso em Movimento (terceira idade)

Atividades: ginástica

 

 

CEL Xaxim

Rua Antônio Rebelatto, s/n, atrás da Escola Municipal Francisco Derosso, acesso pela Rua. D. José Marello. Telefone: 3376-6328

 

Escola+Esporte=10 (criança e adolescente)

Atividades: futsal, tênis, vôlei e judô

 

CuritibAtiva (adulto)

Atividades: ginástica, alongamento, corrida, musculação

 

Idoso em Movimento (terceira idade)

Atividades: ginástica e alongamento

 

Pessoa com deficiência

Atividades: tênis de campo, bocha e basquete

 

Clube da Gente Curitibano Eucaliptos

Rua Pastor Antonio Polit, 2.200. Telefone: 3286-4084

 

Escola+Esporte=10 (criança e adolescente)

Atividades: futsal, vôlei, natação, judô, dança infantil, ballet, muay thai e boxe

 

CuritibAtiva (adulto)

Atividades: ginástica aerolocal, hidroginástica, alongamento, natação, muay thai, boxe, treinamento funcional e ritmos

 

Idoso em Movimento (terceira idade)

Atividades: ginástica, alongamento, hidroginástica, ioga e hiperginástica

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-oferece-atividades-esportivas-em-25-modalidades-no-boqueirao/42197.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …