TST >> Começa hoje em todo o país a terceira edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

 
                         Baixe o Áudio
      
 

(Seg, 22 Mai 2017 14:10:00) 

REPÓRTER: A Terceira Semana Nacional da Conciliação Trabalhista já começou. De hoje até sexta-feira a Justiça do Trabalho prevê solucionar milhares de processos por meio de acordos entre patrões e empregados. Neste ano, pela primeira vez, a abertura oficial ocorre no TRT da 15ª Região, com sede em Campinas, com a presença do vice-presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira.

A ação conjunta entre o CSJT e os 24 TRTS de todo o Brasil, pretende diminuir o número de processos que estão em tramitação. Durante a semana, são esperados que mais de 30 mil processos sejam resolvidos. Todos os acordos devem ser mediados por um juiz ou servidor convocado e a homologação é feita pelo juiz do trabalho.

Uma das novidades desta edição é a inauguração de três Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas nos TRT’s da 15ª Região, com sede em Campinas, da 4ª Região, no Rio Grande do Sul e da 10ª Região, que abrange o Distrito Federal e o Tocantins.

O Tribunal Superior do Trabalho recebeu propostas em mais de dois mil e quinhentos processos de empresas como Vale, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú Unibanco, Gol Linhas Aéreas, Claro, União, BRF Brasil, Contax, e entre outras. As audiências vão ocorrer nas unidades de origem de cada proposta.

Na edição anterior, em 2016, ao todo, foram homologados 26.840 acordos, nas mais de 68 mil e trezentas audiências realizadas durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Mais de 160 mil pessoas foram atendidas em todo o Brasil, e cerca de 620 milhões de reais foram arrecadados e convertidos aos trabalhadores.

Reportagem: Adrian Alencar 
Locução: Anderson Conrado

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24315171.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ação contra o Banco do Brasil que já passou por quatro juízos voltará a São José dos Campos (SP)

A SDI-2 rejeitou o conflito de competência suscitado por uma das Varas locais. 22/04/21 – A …