Curitiba/PR: Ruas da Cidadania têm novo serviço público com autoatendimento do Detran

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa inauguraram, nesta terça-feira (23/5), o primeiro terminal de autoatendimento do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) das Ruas da Cidadania de Curitiba. O primeiro toten começou a funcionar na Rua da Cidadania do Pinheirinho.

As outras nove Ruas da Cidadania irão ganhar o mesmo equipamento, que dá acesso a 20 serviços de habilitação de trânsito e de veículos, além de seis funcionalidades da Copel e pagamento de taxas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná.

“A cidade melhora quando os serviços públicos se aproximam do povo. Foi esta ideia que me moveu 20 anos atrás, quando criei esta Rua de Cidadania”, disse o prefeito Rafael Greca. “Com esse toten do Detran e da Copel melhora ainda mais os serviços aqui oferecidos, queremos multiplicar cada vez mais os serviços públicos municipais”, afirmou o prefeito.

Greca também lembrou da importância de servir bem à população e de recuperar a situação financeira da Prefeitura. “Está em votação na Câmara o Plano de Recuperação de Curitiba. É também um grande trabalho de garantia do serviço público municipal”, explicou.

Facilidades

O governador Beto Richa afirmou que os totens instalados ajudam a descentralizar os serviços do Detran e da Copel. “Temos expandido os serviços do Detran para facilitar a vida do cidadão. A descentralização e a tecnologia já retiraram milhares de pessoas dos balcões do Detran”, disse Beto Richa.

Os serviços do Detran incluem o agendamento de exames e cursos de reciclagem; 2ª Via da CNH e licenciamento; cancelamento de agendamento do curso de reciclagem; solicitação de carteira de habilitação definitiva; consulta de resultado de exame, envio CNH e licenciamento; emissão de guia de multa, extrato de débitos e multas pagas; emissão de guia de reteste de exames.

Também poderão ser feitos pagamentos de multas, de guias de habilitação, veículos e licenciamento; solicitação da permissão internacional para dirigir (PID); consulta de pontuação da CNH e a renovação do documento de habilitação.

Já na área da Copel, os consumidores terão acesso a alteração de dados cadastrais, consulta de débitos, levantamento de histórico de consumo, impressão da segunda via da conta – e ainda solicitar a religação do imóvel à rede elétrica.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, afirmou a instalação dos terminais de autoatendimento nas Ruas da Cidadania representa uma facilidade para a população. “É um dia de real importância para o atendimento melhor a todos os cidadãos curitibanos que passam por aqui, pela Rua da Cidadania do Pinheirinho. É uma comodidade maior ao cidadão, que não precisa mais ir até ao Detran”, definiu.

O morador Eber Luiz já utilizou os serviços de autoatendimento do Detran no primeiro dia de funcionamento do equipamento. “Tirei o extrato de multas do meu veículo e funcionou bem. Não tive nenhum problema ou dificuldade. Vai facilitar bastante para gente”, contou.

Presenças

Antes do evento, o padre Anchieta, da Paróquia da Divina Misericórdia, deu uma bênção a todos os presentes. O vereador Ezequias Barros, representou a Câmara Municipal na solenidade.

Também participaram do evento o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o vereador Ezequias Barros; e os administradores regionais do Pinheirinho, João Luiz Cordeiro; do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias; do Cajuru, Marcio José Nunes; da Matriz, Guacira Camargo Assunção Civolani, da Fazendinha/Portão, Gerson Gunha; de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; da CIC, Raphael Keiji Assahida, do Tatuquara, Jadir Silva de Lima; o coordenador das Administrações Regionais, José Dirceu de Matos; o diretor-presidente da Copel, Gilberto Fernandes; diretores do Detran e representantes da Sanepar.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ruas-da-cidadania-tem-novo-servico-publico-com-autoatendimento-do-detran/42213.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …