Fortaleza/CE: Eliana destaca visita a Casa da Mulher Brasileira e solicita ao governo federal a inauguração do equipamento

Vereadora é líder do PCdoB na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 23, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) destacou a visita realizada na última sexta-feira, 19, a Casa da Mulher Brasileira para verificar as instalações do equipamento, que será destinado ao enfrentamento à violência contra as mulheres e à promoção da igualdade de gênero. De acordo com a parlamentar, o prédio já está concluído há dez meses, restando apenas o aval do governo federal para ser inaugurado.

Eliana informou que protocolará moção cobrando do Governo Federal a inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza e pediu o apoio dos vereadores para assinar o documento. A vereadora destacou ainda que mobilizará os deputados estaduais e os deputados federais para que construam uma estratégia conjunta a fim de solucionar o impasse.

A visita, atendeu ao requerimento de sua autoria e contou com a participação dos vereadores Raimundo Filho (PRTB) e Marília do Posto (PRP). Segundo Eliana, os pares foram acolhidos pela coordenadora de Políticas para as Mulheres do Estado do Ceará, Camila Silveira. “Camila nos informou que o equipamento contará com 11 serviços especializados e uma estrutura para ajudar a mulher em situação de violência a decidir pela denúncia da agressão, em suas diferentes formas, seja agressão sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Serão vários atendimentos, como acolhimento, apoio psicossocial, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública.”, frisou.

Eliana pontuou que o equipamento faz parte do Programa “Mulher Viver Sem Violência”, e a proposta é que funcione 24 horas. “O prédio conta com espaço de detenção provisória e está dividido em seis blocos. Além de auditório e um espaço de convivência. A Casa abrigará uma equipe de 269 servidores públicos, com, pelo menos, seis delegadas da mulher no expediente normal e mais cinco de plantão.”, destacou.

Conforme Eliana, o equipamento já possui a verba inicial de custeio, de R$ 2 milhões. “Esse valor segue parado na conta-corrente, aguardando também a liberação da Casa pelo Executivo Nacional. E a demanda é grande e urgente, pois hoje só contamos com uma delegacia no atendimento e proteção à mulher em situação de violência doméstica.”, frisou.

Assessoria de Imprensa
Anna Regadas
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmfoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/eliana-destaca-visita-a-casa-da-mulher-brasileira-e-solicita-ao-governo-federal-a-inauguracao-do-equipamento/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …