[Cultura] 25 de maio lembrado o dia do Boto Pescador. Exposio na assembleia mostra pesca artesanal de Laguna – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

A exposio integra a proposta da Fundao Lagunense de Cultura em promover a divulgao da pesca artesanal.

Em alusão ao dia Estadual de Preservação do Boto Pescador, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina está ocorrendo uma exposição e documentário sobre a pesca artesanal em Laguna. A data é uma sugestão dos alunos da Escola Estadual Ana Gondin, do bairro Magalhães, através do projeto parlamentar jovem. O deputado José Milton Scheffer acatou o pedido fez o decreto para lembrar a data. 

A exposição integra a proposta da Fundação Lagunense de Cultura em promover a divulgação da pesca artesanal. 

Educação e pesca artesanal

Em julho de 2016, foram lançados o documentário e o livro Educar, documentar e valorizar para preservar – Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna. O projeto foi realizado pela Fundação Lagunense de Cultura, com recursos do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI) do Ministério da Cultura.

Após o lançamento do livro, os pescadores solicitaram ao Iphan orientações sobre o Registro e sobre as políticas para o Patrimônio Imaterial. A partir dessa demanda, o Escritório Técnico do Iphan em Laguna realizou reuniões e rodas de conversas sobre o assunto. A proposta agora é levar ao comitê em Brasília para receber a chancela de patrimônio imaterial. 

Assista a matéria do evento na TV Alesc clicando no

http://migre.me/wGdII

O documentário O Boto e o Homem no link abaixo

 http://portal.iphan.gov.br/sc/videos/detalhes/176/o-boto-e-o-homem

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10706.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …