Curitiba/PR: Crianças aprendem sobre a cultura dos imigrantes poloneses

Os estudantes da Escola Municipal dos Vinhedos foram conhecer, na tarde desta terça-feira (23/5), a Rua da Cidadania de Santa Felicidade. A aula de campo faz parte das atividades do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, e foi realizada em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. O Linhas do Conhecimento é um programa intersetorial e propõe a ampliação cultural a partir do currículo da educação básica na rede municipal de ensino.

Os estudantes conheceram os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba e que estão bem perto de casa. Mas o que chamou a atenção foi a exposição Casas da Polônia, do artista Sérgio Serena, no Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Cidadania. O artista levou para a mostra a réplica das sete casas expostas no Bosque João Paulo II. Além das casas, também estão expostas duas obras em nanquim sobre papel, intituladas Curitiba/Paranaguá – Estrada de Ferro/Casa Ipiranga e Mariental – Lapa/Paraná.

O evento possibilitou a ampliação do conhecimento dos alunos quanto aos imigrantes, suas contribuições à cultura e sua importância para o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná. 

A professora Nanci Vinhas Pohl disse que a aula de campo faz parte do trabalho sobre imigrantes, desenvolvido em sala de aula. “Eles gostaram tanto que vamos fazer uma réplica das casas para uma exposição na escola, vamos fotografar e enviar para o artista como uma forma de homenageá-lo.”

Encantamento

Os olhos atentos das crianças não queriam perder nenhum detalhe. “Achei muito legal. O que chamou minha atenção foi o jeito como elas foram feitas. A estrutura delas”, conta Luiz Fernando Delponte Costa Filho, de 10 anos. Ele já conhece a Rua da Cidadania, onde joga futebol com os amigos todo fim de semana.

Maria Luísa Mucciatto Tokarski, de 11 anos, ficou impressionada com a riqueza de detalhes, numa escultura tão pequena. “Achei legal e interessante, elas foram diminuídas do tamanho real, sem perder nenhum detalhe.”

“Como ele conseguiu deixar casas tão grandes com detalhes tão pequenos assim? Como o artista conseguiu deixar tudo tão pequeno?”, perguntou a estudante Eloisa Lara Dalla Stella, de 10 anos. “Eu não conhecia as casas polonesas, não fazia ideia, pra mim foi mágico”, completa.

Conhecer a história

“Buscamos relacionar essa proposta de trabalho com o objetivo de mostrar aos estudantes que podemos e devemos conhecer a história da nossa cidade, pois é nela que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas vezes passamos por toda a nossa experiência de vida”, explicou a responsável pelo programa na regional de Santa Felicidade, Sandra Mara de Lima.

Os poloneses chegaram em 1871 e criaram as colônias de Tomás Coelho (Araucária), Muricy (São José dos Pinhais), Santa Cândida, Orleans, Pilarzinho e Abranches. Atuaram basicamente na lavoura e no comércio. Hoje formam, em Curitiba, a maior colônia polonesa do Brasil.

Durante a aula de campo, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude distribuiu panfletos com informações sobre as aulas ofertadas para os adultos, jovens e crianças, convidando os estudantes e familiares para participarem das práticas ofertadas aos moradores da regional. Também foram parceiros da ação a Guarda Municipal e a Administração Regional. 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-aprendem-sobre-a-cultura-dos-imigrantes-poloneses/42226.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …