Curitiba/PR: Greca discute ações para disseminar cultura do cooperativismo

A cultura do cooperativismo é uma realidade no interior do Brasil e vem ganhando terreno nos grandes centros urbanos. No Paraná, as cooperativas movimentam mais de R$ 80 bilhões por ano, de acordo com o Sistema Ocepar, entidade que congrega as cooperativas do Estado.

A diretoria da organização se reuniu com o prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (25/5), para convidá-lo para o Dia de Cooperar (Dia C) – evento que ocorrerá no Parque São Lourenço, no dia 1º de julho – além discutir novas iniciativas. “Recebo com muita alegria a visita do presidente da Ocepar, que traz grandes projetos que podem ser feitos entre a nossa Prefeitura e a organização das cooperativas do Paraná”, disse o prefeito aos convidados.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, se mostrou entusiasmado com a possibilidade de ajudar a organizar os produtores rurais de Curitiba e municípios vizinhos, no projeto de criação de um mercado comum metropolitano. “Queremos disseminar a ideia do cooperativismo em Curitiba”, afirmou Ricken.

Greca mencionou a possibilidade de desenvolver projetos educativos, voltados às crianças. “É salutar a criação de uma mentalidade de cooperativismo nas crianças da rede municipal de ensino.” O prefeito lembrou que o modelo de trabalho cooperativo não é uma exclusividade dos produtores agrícolas. “É uma herança europeia, mas que pode ser transferida para o setor urbano”, disse Greca.

Um outro projeto discutido junto ao secretário Municipal de Abastecimento, Luiz Gusi, é a criação de plantações sob o linhão da Copel e ao longo do terreno limítrofe da ferrovia Curitiba-Paranaguá. “É melhor que tenhamos ali lavouras e hortas do que ocupações irregulares”, ponderou Greca.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, o superintendente da Ocepar, Nelson Costa, o superintendente da Secoop, Leonardo Boesche, e a organizadora do evento Dia C, Fabianne Ratzke.

Segundo o presidente Ricken, o cooperativismo tem uma relação direta com a proposta de Greca para Curitiba. “Vamos fazer o que nós pudermos para contribuir com a Prefeitura e difundir o cooperativismo em Curitiba”, concluiu.

O evento

O Dia C é uma iniciativa das cooperativas brasileiras e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a campanha ocorre. O evento é celebrado no dia 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, e terá uma série de atividades de conscientização, voluntariado.

No ano passado, mais de duas mil pessoas compareceram ao evento em Curitiba, com a arrecadação de mais de 1.700 litros de leite, que foram doados para entidades beneficentes.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-discute-acoes-para-disseminar-cultura-do-cooperativismo/42244.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …