Curitiba/PR: Smart City atrai visitantes da América Latina e elogios para Curitiba

O Smart City Business America Congress & Expo 2017 é o maior evento relacionado às smart cities na América Latina e atraiu um grande público de outras cidades e países para Curitiba. Segundo a organização, mais de 1.500 pessoas de outros locais devem passar por Curitiba nos três dias de evento, que termina nesta quarta-feira (24/5).

Boa parte deles tem aproveitado a estadia para conhecer a cidade e visitar os centros de inovação e tecnologia da cidade. Nesta terça-feira (23/5), uma comitiva de prefeitos e autoridades internacionais esteve no Parque do Software, na CIC. Os interesses eram diversos, mas em boa parte focados nas soluções urbanas desenvolvidas em Curitiba.

O presidente da Agência Curitiba de Inovação, Frederico Lacerda, explicou aos visitantes sobre o projeto da Prefeitura para a inovação tecnológica, o Vale do Pinhão. “O Smart City é importante para colocar Curitiba de volta ao mapa dos grandes eventos de inovação, mas também para expor as ideias encontradas na capital e para se ter contato com soluções de cidades ao redor do mundo”, disse.

Já o presidente da Associação do Parque de Software de Curitiba, Sérgio Mainetti Junior, celebrou a volta de Curitiba ao centro do universo da inovação internacional. “Curitiba já teve esse pioneirismo no passado e agora está voltando a trazer esse pioneirismo tanto em negócios como em tecnologia”, lembrou. 

O chileno Mauricio Soria é prefeito da cidade de Iquique, cidade litorânea e que abriga um importante terminal portuário. Soria tem a ambição de promover a integração do acesso entre o Brasil e sua cidade. “Almejamos tornar o porto de Iquique um acesso ao Oceano Pacífico para os produtores brasileiros”, relatou.

Soria pretende atingir o objetivo através do desenvolvimento tecnológico e da infraestrutura. Além do evento, o prefeito pretende conhecer a cidade-sede, que considera uma smart city “mesmo quando ainda não se usava este termo”, e completou: “Temos Curitiba como uma cidade modelo, sobretudo em termos de transporte.”

Outro chileno entusiasmado com o evento em Curitiba foi o prefeito de Pucón, Carlos Barra, que afirma que 98% das atividades econômicas do povoado está ligada ao turismo. Sua meta é a melhoria do acesso à internet. “Queremos ampliar e desenvolver a conectividade para que o turista tenha uma experiência cada vez melhor”, explicou. Barra também demonstrou interesse em conhecer o Jardim Botânico e o Passeio Público. “Parques urbanos são uma forma inteligente de usar o espaço da cidade para o turismo”, completou.

As soluções requeridas pelo mundo serão desenvolvidas pela iniciativa privada, de acordo com o presidente do Instituto Smart City Business America do Equador, Estebam Proaño. “Este é o início de algo que vai se tornar muito grande em breve”, comentou Proaño sobre o encontro.

A visita foi acompanhado pelo assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó. 

Palestras

O evento tem foco propositivo e de orientação de negócios e se destaca por reunir tomadores de decisão e ser uma plataforma para geração de negócios. Em sua programação, diversos palestrantes dividem espaço com as apresentações de empresas e novas tecnologias.

A palestra do engenheiro Guilhermo Petzhold teve como tema a mobilidade urbana e corporativa. O transporte coletivo de Curitiba, afirma, é ainda um grande modelo, mas atualizações são sempre necessárias. “É preciso saber como integrar as inovações com o transporte tradicional.” Segundo Petzhold, 50% da demanda do transporte das grandes cidades brasileiras são direcionados às atividades profissionais. Se estudantes forem somados à conta, o valor pode chegar a 80%. O gaúcho de Porto Alegre admite uma “inveja dos parques curitibanos” – seu preferido é o Tanguá – e acredita que eles fazem parte dos componentes de uma smart city. “Para mim, uma cidade inteligente é aquela que sabe utilizar as ferramentas que já tem”, explica.

A colombiana Martha Lucía Gutiérrez Echeverri é secretária geral da Associação Latinoamericana de Sistemas Integrados para a Mobilidade Urbana Sustentável (Simus). A organização integra agências de transporte público de diversas cidade da América Latina, entre elas, a Urbs. “Facilitamos a cooperação transversal no âmbito profissional, tecnológico, científico, financeiro e institucional aos sistemas integrados multimodais de transporte público”, contou.

Martha, já veio diversas vezes à Curitiba e tem no Jardim Botânico sua grande preferência na cidade. “O entorno verde, em meio à cidade, valoriza o contexto em que está inserido”, disse. Natural de Bogotá, Martha palestrou sobre processos de governança e dados e sistemas de informação aplicados à mobilidade urbana.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/smart-city-atrai-visitantes-da-america-latina-e-elogios-para-curitiba/42217.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …