Curitiba/PR: Tatuquara ganha UPA e avança a revitalização da Manoel Ribas

Curitiba teve nesta semana uma grande novidade: a inauguração Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara. A unidade terá capacidade para atender até 400 pacientes por dia. O equipamento terá impacto significativo no sistema de saúde municipal e ainda maior para a região.

As obras seguem a todo o vapor, como no caso da revitalização na Avenida Manoel Ribas, que chegou agora ao Contorno Norte. Os trabalhos de pavimentação asfáltica vão passar por 2,2 quilômetros de 16 ruas dos bairros Santa Felicidade, Santo Inácio, Butiatuvinha, CIC, Pinheirinho, Capão Raso, Tatuquara e Cajuru.

 

Segunda-feira

Inaugurada UPA Tatuquara

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara começou a funcionar, com a presença do prefeito Rafael Greca e do governador Beto Richa. Aberta 24 horas, a UPA é voltada ao atendimento de casos de urgência e emergência e fica na Rua Jornalista Emílio Zolá Florenzano, 835, ao lado da Administração Regional do Tatuquara.

A UPA terá capacidade para atender de 300 a 400 pacientes por dia. O prédio teve investimentos de R$ 7,9 milhões e ficou pronto no fim de 2016, mas nunca chegou a abrir as portas para a população por falta de previsão orçamentária para contratação de funcionários e compra de equipamentos.

Revitalização da Manoel Ribas

As obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas já chegaram até o Contorno Norte (PR-418). Nesta semana, o trânsito passou a fluir em apenas uma pista ao longo de um trecho de 160 metros da Manoel Ribas, entre a Rua Hermenegildo Luca e a entrada do contorno, no bairro Butiatuvinha.

Todo o trecho já foi escavado e nivelado. Operários trabalham na implantação da base para o novo asfalto. Depois da base pronta, o concreto precisa de sete dias para secar (curar) e então a primeira capa do pavimento é lançada.


Terça-feira

Ruas da Cidadania ganham totens do Detran

As dez Ruas da Cidadania de Curitiba ganharão totens de autoatendimento do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná). O primeiro deles foi instalado na Rua da Cidadania Pinheirinho, que fica ao lado de um dos terminais de ônibus mais movimentados da capital. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado.

Os totens dão acesso a 20 serviços de habilitação de trânsito e de veículos, além de seis funcionalidades da Copel e pagamento de taxas. Os serviços do Detran, segundo o departamento estadual, incluem o agendamento de exames e cursos de reciclagem, 2ª Via da CNH e licenciamento; cancelamento de agendamento do curso de reciclagem; solicitação de carteira de habilitação definitiva; consulta de resultado de exame, envio CNH e licenciamento; emissão de guia de multa, extrato de débitos e multas pagas; emissão de guia de reteste de exames.

Pavimentação em oito bairros

O início das obras na Rua Emílio Leão de Mattos Sounis, no Pinheirinho, foi acompanhado pelo prefeito Rafael Greca. A obra será feita entre as ruas João Lemos dos Santos e Casemiro Tobias Oldakowski. Os trabalhos fazem parte da série de obras de pavimentação asfáltica de 2,2 quilômetros de 16 ruas dos bairros Santa Felicidade, Santo Inácio, Butiatuvinha, CIC, Pinheirinho, Capão Raso, Tatuquara e Cajuru.


Quarta-feira

Atendimento à população de rua

A Casa da Acolhida e o Centro POP do Bairro Novo, implantados pela Prefeitura para atender a população de rua no período de inverno, já estão em funcionamento. O prefeito Rafael Greca visitou as unidades, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, e conversou com as pessoas atendidas. Os dois equipamentos ficam na Rua David Tows, 2.604, no Sítio Cercado, e fazem parte da Ação de Inverno – Curitiba que Acolhe.

Reuniões com sindicatos

Desde o fim de março, quando começaram os encontros com a Comissão de Negociação com os sindicatos que representam as categorias profissionais do serviço público municipal, representantes da administração já se reuniram 14 vezes com sindicalistas para tratar de assuntos de interesse do funcionalismo. Em pouco menos de dois meses, portanto, o ritmo foi de uma reunião a cada 2,7 dias úteis com os sindicalistas.

O diálogo com os servidores, no entanto, também é feito por meio de outras reuniões específicas – houve pelo menos cinco desses encontros. No dia 23 de março, por exemplo, o prefeito Rafael Greca e secretários municipais se reuniram na Prefeitura com representantes do Sismmac (sindicato do magistério). O Sismuc (sindicato dos servidores) foi convidado, mas declinou de participar.


Quinta-feira

Prefeitura lança o Fala Curitiba

A Prefeitura de Curitiba lançou um novo modelo de consultas públicas. O Fala Curitiba tem o objetivo de ampliar o debate e a percepção da vontade da população. As tradicionais consultas públicas, que são realizadas nas Regionais Administrativas, serão precedidas por estas reuniões nos bairros. Com isso, a Prefeitura busca atingir um número maior de participantes e uma escuta mais efetiva. O primeiro Fala Curitiba foi realizado no bairro Cachoeira.

30 mil pedidos de manutenção pelo 156

O departamento de Iluminação Pública da Prefeitura já atendeu a 31,3 mil solicitações de manutenção em Curitiba, do início de janeiro até o dia 23 de maio, última terça-feira. Todos os pedidos foram feitos pela população pela central 156 da Prefeitura.

A maior parte dos pedidos foi de troca de lâmpadas, de pontos apagados à noite. Também houve registros de postes acessos durante o dia, falhas do sistema que precisaram ser consertadas. O investimento na manutenção nestes cinco primeiros meses do ano foi de R$ 2,1 milhões por parte da Prefeitura.


Sexta-feira

Rua da Cidadania do Cajuru tem atendimento da Sanepar

O prefeito Rafael Greca inaugurou o posto de atendimento da Sanepar na Rua da Cidadania do Cajuru. No local a população poderá ter acesso a vários serviços da Sanepar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

A sala tem 85 metros e no local será possível pedir a segunda via da conta de água, pedir a ligação ou religação de água e resolver problemas de consumo elevado. Antes, o atendimento da Sanepar era feito no Terminal do Centenário e agora será feito na Rua da Cidadania do Cajuru.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/tatuquara-ganha-upa-e-avanca-a-revitalizacao-da-manoel-ribas/42261.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …