Curitiba/PR: Plano de recuperação é apresentado a prefeitos e Comunitas

O prefeito Rafael Greca participou nesta segunda-feira (29/5), no Complexo Imap Barigui, de reunião da Comunitas com prefeitos das cidades metropolitanas, secretários municipais e representantes de empresas. No encontro, foi apresentada a situação financeira de Curitiba e as medidas que estão sendo propostas para equacionar dívidas e retomar a eficiência e qualidade nos serviços públicos.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do País.

O secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, apresentou a situação financeira de Curitiba e falou sobre o déficit de mais de R$ 2 bilhões, que compromete as ações básicas urbanas e os investimentos. Situação que se repete com diversos municípios da região metropolitana. “Precisamos recuperar o fôlego da administração pública, a situação que acontece em Curitiba também ocorre em diversos municípios, para isso precisamos ajustar a máquina”, comentou Beti Pavin, prefeita de Colombo.

No encontro, também foram debatidos os rumos que a cidade precisa tomar para seguir o Curitiba 2035, projeto que está em desenvolvimento com diversos setores – público, privado, acadêmico e sociedade civil. O objetivo é criar um ambiente urbano atraente para empresas e pessoas, focando em inovação, e tornar a cidade referência para o Brasil.

Greca também anunciou a abertura da Casa da Mulher Brasileira, instalada no bairro Cabral, para atendimento de todas as cidades da Região Metropolitana de Curitiba: “Vamos fazer um consórcio metropolitano de proteção à vida”, comentou o prefeito.

Elie Horn, executivo do grupo Cyrela, falou sobre o trabalho da Liberta, instituição de combate à exploração sexual infantil no Brasil, que está a disposição dos municípios da RMC. “O Liberta está à disposição das prefeituras para juntos implementarmos, sem custo para os municípios, ações e programas de combate à exploração sexual infantil”, disse Horn.

Participaram do encontro os prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Denison Colodel; Campo Largo, Marcelo Fabiani Puppi; Cerro Azul, Patrik Magari; Contenda, Carlos Eugênio Stabach; Fazenda Rio Grande, Marcio Claudio Wozniack; Quatro Barras, Angelo Andreatta; Quitandinha, Maria Julia Socek Wojcik; São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon; Tijucas do Sul, Antonio Cesar Matucheski; e Tunas do Paraná, Joel do Rocio José Bonfin; os executivos Cloves Carvalho, do Instituto Votorantim; Helio Bampi, da Fiep; Orlando Pinto Ribeiro, da Reurbe; Sandro Nelson Vieira, do IBQP; Silvia Pires, do ParkShopping Barigui; Marco Antonio Mazzonetto, da Endeavor; Rosane de Souza, da Pacto Global; Aparecida Nogarolli, da Nossa Curitiba; Nilson Pereira, da Femoclam; Luiz Marcio Spinosa, da PUC-PR; o líder do Núcleo de Governança do Programa Juntos, Fabio Ermírio de Moraes; e os secretários municipais do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz Cesar, e de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/plano-de-recuperacao-e-apresentado-a-prefeitos-e-comunitas/42279.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …