Fortaleza/CE: CMFor discute situação dos abrigos de animais em Fortaleza

Audiência Pública que discutiu a situação dos abrigos de animais em Fortaleza. – Foto: Genilson de Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, 26, uma audiência pública para debater a situação dos abrigos de animais em Fortaleza, de autoria do vereador e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Célio Studart (SD). No fim da audiência, o parlamentar afirmou que compilará todas as demandas e necessidades dos abrigos e encaminhará para as autoridades competentes.

Célio abriu o debate dizendo que o Brasil passa por um momento delicado, pois há uma descrença em relação ao poder público e a solução das temáticas sociais, mas que as pessoas engajadas em defesa da causa animal é persistente e esperançosa. Ele ressaltou que a temática em defesa do animal é bastante ampla, mas que no momento, o debate é para encontrar soluções para os problemas que os abrigos de animais estão passando.

“São os voluntários que se unem, que cuidam, adotam, castram e acredito que os abrigos fazem o trabalho que era para o Poder Público fazer. Então a gente tem que debater qual é o auxilio que o Poder Executivo pode e deve proporcionar”, comentou.

Em seguida, a vereadora e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Cláudia Gomes (PTC), destacou sua trajetória e trabalho legislativo realizado em defesa dos animais. Ela explicou que, diferente da legislatura passada, muitos vereadores estão apoiando a causa animal, e acredita que mais conquistas serão asseguradas.

“A gente veio ouvir vocês para que nossa Frente Parlamentar saiba por onde começar. É importante interagir com vocês pois sabem das necessidades, e queremos não só criar novos projetos, mas também dar continuidade no que já existe”, afirmou.

Logo depois, a Articuladora do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Fortaleza, Roseane Ramalho, apresentou o que a PMF vem fazendo desde o primeiro mandato do prefeito Roberto Cláudio. Ela ressaltou que até antes da atual gestão, cerca de 18 mil animais estavam abandonados em pontos públicos de Fortaleza, e que isso representava não somente um perigo para os animais, mas também para a saúde dos fortalezenses.

Ela comentou que o Prefeito Roberto Cláudio é um gestor dedicado a causa animal e que desenvolveu uma série de ações ao bem estar animal com o intuito de minimizar todo o problema que existia na cidade, como ações extra muro, levando o veterinário aos locais de abandono de animais para tratá-los, a distribuição de 30 mil coleiras contra o Calazar, a vacinação contra o Calazar e também o Vetmóvel, unidade veterinária móvel. Roseane comentou que quando possível, os agentes de saúde e veterinários da PMF visitam os abrigos de animais abandonados para prestar todos os serviços possíveis como vacinação e castração.

Representando o ABRACE, Amigos e Benfeitores Reabilitando Animais no Ceará, Margarete Martins e a Coordenadora do Abrigo São Lazaro, Roseane Dantas, comentaram que os maiores problemas que os abrigos enfrentam atualmente é a falta de recursos para realizar castrações, comprar rações e até mesmo espaço físico, por conta do grande número de abandono. Elas reconheceram a ajuda e apoio que o Poder Público realiza, mas que não é o suficiente, perto dos problemas que os abrigos passam.

“O Poder Público pode ajudar nos abrigos realizando convênios com clínicas, com o Vetmóvel nas ruas e também com um hospital público veterinário, que faz falta numa hora dessas. Cuidar do animal é também cuidar da saúde do ser humano”, afirmou Margarete.

Em seguida, o auditório teceu comentários sobre os problemas que os abrigos de animais passam e as possíveis soluções. No geral, o que mais se pediu foi para que o Governo mantenha os abrigos funcionando, pois são de fundamental importância para os animais. A distribuição de vacina e rações, além de um projeto educacional a ser distribuído nas escolas sobre a responsabilidade de se adotar um animal também foram outras sugestões dadas pelos participantes.

Antes de encerrar a audiência, o vereador disse que outros debates sobre a temática animal acontecerão na CMFor e que durante todo o seu mandato, doará 20% de seu salário de vereador para a causa animal. O parlamentar afirmou que compilará todas as demandas e reclamações para que elas sejam encaminhadas aos órgãos competentes e esclareceu que a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Animal, uma demanda antiga dos defensores da causa animal, será criada por meio de emenda parlamentar quando a Reforma Administrativa do Município for votada na CMFor. “Não é mérito pessoal, é de todos que lutaram e que continuam a lutar. Quando a emenda for sancionada, o prefeito terá 90 dias para que ele crie a coordenadoria. Essa é a esperança que temos e confiamos”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/cmfor-discute-situacao-dos-abrigos-de-animais-em-fortaleza/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …