Câmara Municipal de São Paulo Câmara celebra “irmandade” entre São Paulo e Esmirna

Câmara teve Sessão Solene em Comemoração ao Dia da Turquia e da Comunidade Turca em São Paulo

DA REDAÇÃO

Na semana de celebração ao Dia da Turquia e Comunidade Turca em São Paulo, comemorado no dia 29 de maio, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem à cidade de Esmirna, a terceira maior do país, que só fica atrás da capital Ancara e de Istambul.

A data foi criada em 2013 pelo então vereador José Carlos Oliveira. Em 2015, por iniciativa do vereador Eduardo Tuma (PSDB), Esmirna foi incluída no calendário oficial de comemorações da Casa.

“Esmirna e São Paulo se tornaram cidades-irmãs após a aprovação de um projeto de lei, e isso é fruto de uma visita cultural que nós vereadores fizemos à Turquia em 2015. Além do povo acolhedor, há uma vasta culinária, o que torna o ambiente de lá muito similar ao nosso”, comparou Tuma.

O vereador Antônio Donato (PT), que participou da delegação da viagem, presidiu a sessão no Salão Nobre da Câmara. Para ele, apesar da distância, as duas cidades têm, de fato, muita coisa em comum. “São grandes metrópoles, com muitos problemas a serem superados. Então é muito conveniente que hoje a gente possa, no Dia da Turquia, celebrar essa irmandade entre as duas cidades”.

O presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafa Goktepe, fez questão de destacar que as comemorações ajudam não só a renovar os laços de amizade entre os dois países, como também a reforçar a identidade da comunidade turca que vive na capital paulista.

“Estar na Câmara Municipal, onde as necessidades do povo são discutidas, simboliza essa representatividade tão importante, que faz com que a comunidade turca se sinta ouvida, reconhecida e mais integrada com a sociedade brasileira”, comemorou Mustafa.

O evento também contou com a presença da vereadora Adriana Ramalho (PSDB). Participaram ainda a presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, Ana Helena Curti, e o diretor da entidade, Yusuf Element.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/camara-celebra-irmandade-entre-sao-paulo-e-esmirna/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …