Curitiba/PR: Estrutura do complexo cultural Cine Passeio é concluída

O antigo prédio do Exército, na esquina das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Riachuelo, no Centro, está se transformando no complexo cultural Cine Passeio. A obra feita pela Prefeitura já atingiu 36% de execução e vai transformar a região em um polo cultural.

A parte estrutural da nova edificação já foi concluída. O antigo prédio de 1930 está sendo requalificado e revitalizado. Um novo edifício é construído dentro do antigo. Apenas as paredes externas e as estruturais serão mantidas. O investimento da Prefeitura é de R$ 5,8 milhões, recursos próprios do município vindos de transferência de potencial construtivo.

O Decreto Municipal nº 1275/2012 definiu o prédio do antigo quartel, que hoje pertence ao município, como uma Unidade de Interesse Especial de Preservação (Uiep). Isto permitiu a arrecadação dos recursos para a construção do Cine Passeio.

A ideia é que o local se torne um polo de desenvolvimento da arte cinematográfica e da produção audiovisual de Curitiba. A obra faz parte do antigo projeto da Prefeitura de revitalização da área central, desde o Paço da Liberdade até às ruas São Francisco e Riachuelo.

Obras

A construção é fiscalizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura. O prédio terá cinco pavimentos e as quatro lajes já estão prontas. Atualmente, está em andamento o reboco da parte interna e externa do segundo e terceiro pisos.

No início do mês de maio foi concluída a cobertura do terraço, além da estrutura metálica da segunda cobertura. Faltam apenas ser instalados os vidros. As cisternas e caixas d´água foram instaladas há cerca de 20 dias. Nesta semana está sendo colocada a manta impermeabilizante no piso do terraço.

No terceiro pavimento está em andamento a construção do contrapiso. Nesta segunda-feira (29/5) foi descarregada a carga do porcelanato que será instalado nos pisos do prédio. Funcionários também trabalham na aplicação de gesso no fosso do elevador.

Em dois banheiros do prédio já começaram a colocação dos azulejos e cerâmicas. As instalações elétrica e hidráulica do prédio estão 80% concluídas. Ao todo, 30 funcionários trabalham na obra.

Cinema de rua

O projeto do Cine Passeio foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A obra marca o retorno dos cinemas de rua na cidade.

Serão duas salas, cada uma com 111 lugares, que levarão os nomes de Cine Ritz e Cine Luz, homenagem aos dois tradicionais cinemas de rua do Centro, que funcionavam na Rua XV de Novembro. Nas duas salas de cinema já foi instalada a tubulação de ar-condicionado.

O prédio ainda abrigará uma biblioteca especializada em cinema, estúdios de edição de imagem e som, uma sala de projeção especial, espaços para exibição de filmes em 8mm e 16mm, área de convivência, local para encontro e exposições.

O terraço será equipado para o lançamento de filmes e adaptado para projeções externas. O complexo será administrado pela Fundação Cultural de Curitiba.

A previsão é que as obras do Cine Passeio sejam concluídas no fim deste ano. No total foram construídos 2.640 metros quadrados. Somente na parte de estrutura foram usados 50 mil quilos de ferro.

Escola de cinema

O Cine Passeio também funcionará como uma escola de cinema. No subsolo do antigo quartel, onde antes eram as casernas, ficarão salas de aulas para oficinas de cinema, cursos de edição de imagem e som e produção audiovisual.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estrutura-do-complexo-cultural-cine-passeio-e-concluida/42283.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …