Curitiba/PR: Exposição provoca professores para que unam ciência e arte

O resultado da apreciação dos experimentos luminosos da mostra Luz, Ciência e Emoção, em cartaz no Museu Municipal de Arte (MuMA), no bairro Portão, já pode ser usado nas oficinas dirigidas pelos professores de Arte em escolas municipais. Cerca de 50 educadores participaram nesta terça-feira (30/5) da visita guiada à exposição.

“Foi um convite não só para a apreciação dos efeitos visuais da mostra, mas para que eles estabeleçam conexões entre arte e ciência”, explicou a responsável pela área de Práticas de Ciência e Tecnologias da Secretaria Municipal da Educação, Kelly Dayane Aguiar. A exposição reúne instalações criadas a partir de efeitos luminosos sobre cabos de fibra ótica, objetos opacos e espelhos.

Kelly fez a abordagem científica da mostra. A seguir, o grupo participou de um debate mediado pela coordenadora de Práticas Artísticas da secretaria, Josilene Fonseca, e pela professora aposentada de Arte Márcia Amaral de Figueiredo.

“As experiências com luz e sombra despertaram meu interesse. Trabalho muito com esses recursos na oficina de teatro. Se as crianças já se mostram interessadas, vão ficar ainda mais à medida que conseguirmos enriquecer as atividades com essas propostas”, contou a professora Maria José Fernandes de Lima, da Escola Irati, no bairro Cajuru.

Crianças empolgadas

O entusiasmo dos 13 estudantes de 2º ano da Escola Municipal Maria Marli Piovesan, que visitavam o local no mesmo horário que os professores, dá uma ideia do interesse dos pequenos pelas experiências apresentadas e incentivadas pela exposição.

A mostra foi idealizada pelo professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná James Baraniuk para crianças e adultos. “Não tem objeto que a meninada não queira tocar ou entender. Com certeza muitos vão tentar criar brinquedos a partir do que viram em casa e na escola”, observou a professora Márcia Vasco Muniz Schneider, corregente da turma.

 

Serviço: exposição Luz, Ciência e Emoção

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Até 18 de junho

Local: Museu de Arte Municipal – MuMa (Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3.430, em frente ao Terminal Portão)

Entrada gratuita

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/exposicao-provoca-professores-para-que-unam-ciencia-e-arte/42294.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …