Curitiba/PR: Cinemateca apresenta mostra de documentários sobre refugiados

A Cinemateca de Curitiba apresenta a partir desta quinta-feira (1/6) a mostra Olhares sobre o Refúgio, com exibição até domingo (4/6), sempre às 19h, de produções sobre o drama de refugiados. A mostra é promovida pela ACNUR – Agência da ONU para Refugiados para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho.

A mostra é exibida em cinco capitais brasileiras. Em Curitiba, serão apresentados quatro documentários: o curta-metragem canadense Bem-vindo ao Canadá; Estou com a Noiva, uma co-produção da Itália e Palestina; Exodus – De onde eu Vim não Existe Mais, realização conjunta de Brasil e Alemanha; e a produção nacional Era o Hotel Cambridge. A entrada é franca.

 

Serviço: Mostra Olhares sobre o Refúgio

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco)

Data: de 1 a 4/6 (quinta-feira a domingo)

Horário: 19h

Entrada franca

Informações: (41) 3321-3310

 

 

Programação

Bem-vindo ao Canadá. Welcome to Canada

Direção: Adam Loften e Mary Fowles. 19 min. Canada, 2016. Documentário

Este curta-metragem conta a história de Mohammed Alsaleh, um jovem refugiado sírio que vive no Canadá desde 2014. Depois de ter sido preso e torturado, Mohammed busca reconstruir a vida no Canadá. Ele aconselha famílias sírias recém-chegadas pela mesma ONG de Vancouver que o ajudou durante o processo de acolhida no país.

 

Estou com a Noiva

Direção: Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e KhaledSoliman Al Nassiry.  89 min. Itália/Palestina. 2014. Documentário

Um poeta palestino e um jornalista italiano conhecem um grupo de sí­rios e palestinos em Milão, que entraram na Europa através da ilha italiana de Lampedusa, para escapar da guerra na Síria. Eles decidem ajudar os refugiados a completarem sua jornada rumo à Suécia por meio de um casamento arranjado e, com sorte, assim evitar que sejam presos como traficantes. Com um dos palestinos vestido de noiva e sírios e italianos como supostos convidados do casamento, eles cruzam metade da Europa em uma jornada de quatro dias e três mil quilômetros. Inspirado em fatos reais que aconteceram na estrada entre Milão e Estocolmo em 2013.

 

Exodus – De Onde eu Vim Não Existe Mais                         

Direção: Hank Levine. 105 min. Brasil/Alemanha. 2016. Documentário.

Acompanhando as jornadas de seis refugiados, esta é uma observação sobre o estado do mundo frente ao problema, visto que cada vez mais pessoas deixam seus lares para fugirem de guerras e epidemias.

 

Era o Hotel Cambridge

Direção: Eliane Caffé. 93 min. Brasil. 2017. Ficção Documental.

Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cinemateca-apresenta-mostra-de-documentarios-sobre-refugiados/42298.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …