Curitiba/PR: História de João e Maria e a música erudita são atrações para crianças

A obra João e Maria dos irmãos Grimm foi apresentada em forma de ópera nesta terça-feira (30/5), no Teatro Guaíra, a mais de cem estudantes das escolas municipais Maria de Lourdes Lamas Pegoraro (Cajuru), Professor Kó Yamawaki (Bairro Alto) e CEI Olívio Soares Saboia (CIC). A iniciativa integra o programa Linhas do Conhecimento.

A história de dois irmãos que se perderam na floresta foi cantada em português. A montagem faz uso de elementos folclóricos e busca sensibilizar o público sobre problemas que fazem parte da realidade brasileira, como a miséria e a fome. Na adaptação, os irmãos João e Maria vivem no sertão e são seduzidos por uma velha confeiteira gulosa que mora nas redondezas.

Teatro com música

Maria Sophia Smolek, de 7 anos, garante que a tarde foi uma grande alegria. “A história foi contada em forma de ópera, que é um teatro com música, parece que a gente entra no livro e umas vozes suaves é quem contam as histórias”, explica.

A participação das turmas no evento foi assegurada mediante a inscrição e envio de um plano de aula articulado com o local da visita. “A proposta é que possamos desvendar o conceito dos elementos que compõem uma ópera e do estudo de contos infantis. Nossa turma aprendeu na teoria elementos que encantam o público em uma ópera e hoje eles tiveram a oportunidade de ser a plateia dessa narrativa”, explicou a professora Gisele Cutchma Wu, da escola Municipal CEI Olívio Soares Saboia, na CIC. 

Cultura em Movimento

Nesta quarta-feira (31/5), quinta-feira (1/6) e domingo (4/6) profissionais da educação e aposentados que se inscreveram no sorteio de ingresso do programa Cultura em Movimento também vão apreciar a produção.

Voltado aos profissionais da Educação, com o objetivo de ampliar as experiências estéticas nas diferentes linguagens artísticas e nos diferentes espaços culturais da cidade, o Cultura em Movimento tem uma programação variada que está acessível no site www.cidadedoconhecimento.org.br.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/historia-de-joao-e-maria-e-a-musica-erudita-sao-atracoes-para-criancas/42300.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …