OAB >> Audiência pública na Subseção de Vilhena dá início à Caravana em Rondônia

Brasília (DF) e Porto Velho (RO) – A Caravana Nacional das Prerrogativas da OAB está em Rondônia, onde teve início, na tarde de terça-feira (30), com uma audiência pública realizada na Subseção de Vilhena para ouvir anseios, reivindicações e apontamentos da advocacia local.

Idealizada pelo Conselho Federal da OAB, a Caravana objetiva fazer um levantamento da situação da classe, ouvir os advogados e mapear os principais problemas enfrentados no exercício da profissão.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias, elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Prerrogativas de Rondônia para garantir o digno exercício da profissão. “Hoje, Vilhena é a capital nacional das prerrogativas, uma bandeira que une a advocacia nacional e sem a qual não podemos exercer nossa profissão de forma altiva, altaneira, comprometida e desassombrada. Queremos saber as dificuldades que os advogados de Rondônia enfrentam, quais as violações sofridas, e também quais as soluções que encontraram para solucionar os problemas, para que possamos replicar nos outros estados”, apontou.

A vice-presidente da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da OAB-RO, Maracélia Oliveira, destacou a importância de receber a Caravana. “A defesa das prerrogativas é uma das principais bandeiras encampadas pela Seccional, e é muito gratificante contar com o apoio do Conselho Federal nesta luta. Queremos encontrar a melhor forma de garantir que o livre exercício da advocacia seja respeitado”, discursou.

Estevan Soletti, presidente da Subseção de Vilhena, agradeceu a presença dos membros da Comissão Nacional pela visita a Rondônia. “Nesta tarde, onde discutimos a defesa das prerrogativas, fiz um pedido a todos os colegas: continuem procurando a OAB, em qualquer situação. Mesmo que haja divergência no posicionamento institucional, não deixe de nos procurar, pois estamos aqui para atuar imediatamente quando houver abuso. Temos uma estrutura de todo o Sistema OAB, não estamos sozinhos”, ressaltou. 

Os profissionais fizeram um diálogo aberto sobre as problemáticas enfrentadas em Vilhena. Falaram sobre os avanços conquistados pela atual gestão da OAB-RO junto a órgãos como o INSS, Procuradoria da Fazenda Nacional e Caixa Econômica Federal, e a contínua relação institucional com os poderes para que as melhorias que ainda precisam ser alcançadas sejam proficuamente efetivadas em Rondônia.

Também participaram do evento o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Cássio Telles; o membro da Comissão, Ary Cleviston Almeida de Santana; o procurador nacional adjunto das Prerrogativas e conselheiro federal por Rondônia, Raul Fonseca; os conselheiros seccionais Vera Paixão, Sérgio Elias, Fernando Volpini; os membros da Comissão de Prerrogativas local Gustavo Menacho e Jacson Sousa; o procurador jurídico da OAB-RO, Moacyr Pontes Netto; os diretores da Subseção de Vilhena Helio Baptista, vice-presidente; Carla Regina Schons, secretária-geral; Iracema Cerrutti, secretária-geral adjunta e Wilson Negri, diretor tesoureiro; os membros da Comissão de Prerrogativas de Vilhena Tulio Magnus e Isabela Mendes, e vários advogados do município.

Em Rondônia, a Caravana é promovida em parceria com a Comissão dos Jovens Advogados, Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA-RO), Comissões e Subseções da OAB-RO e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro). Nesta quarta-feira (31), a Caravana tem visitas programadas às Subseções de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Na quinta-feira (1), a programação de visitas encerra na capital Porto Velho.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55146/audiencia-publica-na-subsecao-de-vilhena-da-inicio-a-caravana-em-rondonia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Audiência pública da OAB debate aspectos da rotina de defesa dos direitos dos povos indígenas – OAB

A OAB Nacional, através da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, realizou, …