Câmara Municipal de São Paulo Jogo que aproxima jovens da vida política será lançado na Câmara

DA REDAÇÃO

O que você faria se pudesse ser o prefeito de São Paulo? Como tomaria conta do orçamento municipal e em que áreas investiria a maior parte dos recursos disponíveis sem deixar as contas no vermelho?

É exatamente esse o desafio que a Câmara vai propor aos jovens de escolas públicas e particulares nesta sexta-feira (2/6), a partir das 15h30, no plenário da Casa.

Eles vão disputar um jogo que tem o objetivo de fazer o participante sentir na pele a experiência de administrar uma cidade. O grupo será formado também por vereadores, professores e munícipes interessados em entender como a política funciona na prática.

A atividade faz parte de um conjunto de três jogos, que simulam experiências nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O projeto nasceu de uma demanda apontada por um grupo de pesquisadoras chamado “Sonho Brasileiro da Política”, em 2014.

Elas investigaram o interesse dos estudantes pela vida pública e descobriram que a escola é o principal lugar onde 65% dos alunos gostariam de aprender sobre o tema.

A pesquisa também mostrou que conhecer o processo é o fator que mais aproximaria o jovem do assunto. Os estudos foram feitos com o apoio da Énois Inteligência Jovem e do LabHacker.

O pedido para a realização do evento foi apresentado à Comissão de Educação, Cultura e Esportes, que elogiou o trabalho e reservou o plenário para o encontro.

De acordo com o ativista Pedro Markun, um dos idealizadores do Jogo da Política, a escolha da Câmara de São Paulo para fazer a “jogatina de lançamento” tem um significado especial.

“Apesar de ser uma simulação, queremos que os participantes vivenciem a política como ela é na realidade. Então esse é o melhor lugar possível”, disse.

O estudante Paulo Ribeiro, que ajudou a desenvolver o jogo, também elogiou a iniciativa da Casa.

“A gente aprende muito jogando e a classe política também tem muito a aprender”, provocou o jovem.

A caixa do Jogo da Política será lançada em um coquetel logo após a disputa, a partir das 18h30, também no plenário da Câmara.

Todos os vereadores foram convidados para o evento. José Police Neto (PSD), Sâmia Bomfim (PSOL), Soninha Francine (PPS), Janaína Lima (Novo), e Rute Costa (PSD) confirmaram presença.

A partir do lançamento oficial, os materiais do Jogo da Política estarão disponíveis para download no site: www.jogodapolitica.org.br.

 

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/jogo-que-aproxima-jovens-da-vida-politica-sera-lancado-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …