OAB >> Subseção de Cacoal (RO) recebe a Caravana Nacional de Prerrogativas

Porto Velho (RO) – Com o objetivo de defender as garantias profissionais essenciais ao exercício da advocacia, a Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) sediou, na última quarta-feira (31), a Caravana Nacional das Prerrogativas. A comitiva de advogados realizou reuniões institucionais no Fórum Cível e Criminal e Ministério Público Estadual da Comarca.

Idealizada pelo Conselho Federal da OAB, a Caravana objetiva fazer um levantamento da situação da classe, ouvir os advogados e mapear os principais problemas enfrentados no exercício da profissão.

A primeira reunião do dia foi realizada com o diretor do Fórum Cível e Criminal,

juiz Elson Pereira de Oliveira Bastos. Na pauta de discussão, os profissionais da advocacia apontaram as principais reivindicações com relação ao sistema judicial no município, entre elas o atraso no andamento dos processos, e a estrutura física do prédio do Fórum.

“Atualmente o Fórum se divide em dois prédios, distantes um do outro, e isso prejudica o profícuo trabalho do advogado que precisa se locomover de um local a outro, num curto intervalo de tempo, para conseguir cumprir a agenda de audiências”, explica a presidente da Subseção, Julinda da Silva.

O juiz Elson Bastos explicou que a atual gestão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) pretende solucionar o problema o quanto antes e, para isso, já está em andamento o projeto de licitação para o término da obra do prédio. “Acredito que nos próximos dois anos esse problema seja resolvido, e a advocacia de Cacoal passe a contar com um Fórum adequado em estrutura, segurança, e que concentre as atividades num mesmo local”.

Caravana realizou visita institucional no Fórum da Comarca

A vice-presidente da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO, Maracélia Oliveira, destacou a boa relação entre as entidades e relatou o trabalho desenvolvido pela comissão em defesa das prerrogativas em todo o estado. “É muito importante que sempre nos pautemos pelo diálogo, para que todos sejam ouvidos e sejam tomadas soluções que favoreçam a todos. Quero destacar que os profissionais de Cacoal elogiam muito a sua conduta, pela forma cortês com que são tratados, e pela sensibilidade de buscar ouvir a advocacia sobre as questões que possam impactar em nossa profissão”.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias, pontuou que essas manifestações de parceria das instituições devem ser enaltecidas. “Rondônia é o 15º estado que visitamos com a Caravana de Prerrogativas, e pudemos observar que a relação da OAB com o Judiciário e Ministério Público é muito próxima, são parceiros na administração da Justiça, existe uma preocupação em resolver as questões de forma benéfica a todas as partes”.

Em seguida, a Caravana seguiu para o Ministério Público Estadual e se reuniu com o coordenador do Núcleo de Cacoal, promotor Dandy de Jesus Leite Borges para falar sobre alguns problemas enfrentados pelos profissionais que utilizam o órgão, como a questão de acesso aos autos do inquérito.

Segundo relatos de advogados no município, mesmo com procuração ainda é necessário realizar preenchimento de formulário específico e prévio agendamento para o acesso dos profissionais quando do pedido de vista e retirada em carga de autos de processo, o que fere a Lei n. 13.245/16, que alterou o Estatuto da Advocacia e que estabelece, entre outros pontos, que o advogado poderá, mesmo sem procuração examinar autos de investigações em andamento ou que já tenham sido encerradas.

O promotor Dandy Borges enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão da OAB/RO em favor da advocacia e da sociedade, e afirmou que irá analisar as demandas apresentadas pela Caravana, e ajustar os atos normativos do órgão com a finalidade de cumprir devidamente a legislação de prerrogativas da OAB.

Também participaram das reuniões o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Cássio Lisandro Telles, o membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Ary Cleviston Almeida de Santana; o procurador nacional adjunto das Prerrogativas e conselheiro federal por Rondônia, Raul Fonseca; o procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto; membros da Comissão de Prerrogativas da Seccional e da Subseção, diretores, conselheiros e advogados da Subseção de Cacoal.

A Caravana é promovida em parceria com a Comissão dos Jovens Advogados, Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Comissões e Subseções da OAB/RO e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).

Pela Assessoria de Imprensa da OAB-RO

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55159/subsecao-de-cacoal-ro-recebe-a-caravana-nacional-de-prerrogativas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Audiência pública da OAB debate aspectos da rotina de defesa dos direitos dos povos indígenas – OAB

A OAB Nacional, através da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, realizou, …