Curitiba/PR: Plantas que nossas avós comiam terão workshop no Mercado Municipal

Ora-pro-nóbis, capuchinha, moringa, topinambur, açafrão-da-terra. Provavelmente você já passou por uma delas um dia e nem se deu conta, mas as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) estão por toda a parte e também deveriam estar no prato da população. Na Semana Nacional de Orgânicos, essas curiosas espécies estão sendo resgatadas e ganharão um workshop, neste sábado (3/6), no Mercado Municipal de Curitiba.   

“São plantas que nossas avós usavam como alimento, pois eram encontradas nos quintais, jardins e áreas rurais, mas que com a produção comercial em larga escala de hortaliças, como alface, rúcula e outras folhosas, acabaram sendo esquecidas”, explica a nutricionista Daniele Dominoni, que falará sobre os benefícios das Pancs, a partir das 10h30, no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Segundo ela, essas espécies são ricas em nutrientes, como vitaminas A, B, C, proteína, magnésio, fósforo e cálcio.

Além do workshop sobre plantas alimentícias não convencionais (Pancs), a Semana Nacional de Orgânicos terá, no sábado, outras atividades tanto no Mercado Municipal como na Feira Orgânica do Passeio Público. Toda a programação, que começou na última terça-feira, foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e pela Associação de Consumidores de Orgânicos do Paraná (Acopa).

Ainda no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, das 8 horas até 12h30, de sábado, estão previstas exposições e oficinas sobre temas como “Hortas em Vasos e Pequenos Espaços”, “Micro Jardinagem”, “Aproveitamento Integral de Alimentos” e “Comunidade que Sustenta a Agricultura” (movimento mundial de valorização da agricultura sustentável e orgânica).

Na Feira Orgânica do Passeio Público, também no sábado, haverá passeios guiados, a partir das 9h30, e uma oficina de “Horta Caseira”, às 10h30, com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro, bem como um workshop/degustação de alimentos orgânicos preparados pela chef Amanda Marfil, às 11h30.

A ação termina no domingo (04/06), com visitas guiadas a propriedades orgânicas da Grande Curitiba, bem como ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), com saída a partir das 7h30, do Mercado Municipal. Para esse passeio, que custa R$ 70, as inscrições deverão ser feitas no sábado na Feira Orgânica do Passeio Público. No máximo, 25 pessoas poderão participar.

Horta em casa

Nesta sexta (2/6), a programação da Semana de Orgânicos no Mercado Municipal teve como destaque o primeiro dia da exposição e oficina “Hortas em Vasos e Pequenos Espaços”. Durante mais de uma hora, a engenheira agrônoma Luana Danecke, da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, inspirou os participantes a terem um maior contato com a natureza e, é claro, despertar o interesse delas em produzir o próprio alimento

Hoje em dia, nem todo mundo tem espaço para cultivar em casa. Mas é possível usar terraços, varandas e sacadas de apartamentos para plantar em vasos, observa a especialista. Luana ressaltou que a escolha dos vegetais a serem plantados depende do que a pessoa quer ter a disposição na hora de preparar as refeições.

A engenheira agrônoma recomendou, principalmente, temperos como salsinha, cebolinha, tomilho, orégano, manjericão, alfavaca, hortelã e alecrim. Mas também dá para cultivar alface, couve, escarola, rúcula, morango e até tomate cereja.

Como saber se é um alimento orgânico?

Mais do que estar livre de agrotóxicos, os alimentos orgânicos, sejam in natura ou processados (hortifrutigranjeiros, ovos e carnes), precisam passar por constante processo de auditoria para serem certificados como, de fato, orgânicos. O selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica garante que um produto processado ou embalado está mesmo de acordo com a lei.

Para receber o selo, o Ministério da Agricultura, por meio de certificadoras, garante que um produto não recebeu adubos químicos, agrotóxicos, hormônios, antibióticos, insumos geneticamente modificados, radiação ou qualquer aditivo sintético. Produtos a granel devem ter uma identificação, como plaquinhas indicando que também estão em conformidade.

Os preços dos orgânicos baixaram consideravelmente, nos últimos anos, mas os custos sempre serão mais elevados que os da agricultura convencional. Nesse caso, a escolha do consumidor não deverá se basear no preço, mas sim por ingerir alimentos e produtos processados livres de fertilizantes sintéticos solúveis, antibióticos (no caso das carnes, por exemplo), agrotóxicos e transgênicos.

 

 

Programe-se

Confira toda a programação da Semana Nacional de Orgânicos da Prefeitura:

 

Sábado (3/6)

Mercado Municipal

9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

8h às 18h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos.

10 h – Oficina de Micro Jardinagem com Iracema Bernardes

10h45 – Workshop sobe Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) com a nutricionista Daniele Dominoni

11h30 – Workshop sobre Aproveitamento Integral de Alimentos

12h30 – Workshop sobre Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) com José Marcos Antillon Hernandez.

Feira Orgânica do Passeio Público

9h30 – Visita guiada para no máximo 10 pessoas. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

10h30 – Oficina Horta Caseira com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro e apoio da Unidade Móvel da Secretaria.

11h30 – Workshop e degustação na banca da chef Amanda Marfil.

 

Domingo (4/6)

Passeio orgânico com saída do Mercado Municipal

7h30 às 18h – Visita a propriedades orgânicas da Grande Curitiba e ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Embarque para saída: entrada do Setor de Orgânico na Rua da Paz.

Inscrições: no máximo 25 pessoas e devem ser feitas na Feira do Passeio Público, na banca da Acopa, no sábado (03/06), das 9h às 12h.

Valor do passeio: R$ 70 (inclui transporte, almoço e lanche).

 

Serviço

Mercado Municipal de Curitiba

Rua Sete de Setembro com Avenida Presidente Afonso Camargo com Rua da Paz e com Rua General Carneiro.

Feira Orgânica do Passeio Público

Rua Presidente Faria, esquina com Rua Carlos Cavalcanti.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/plantas-que-nossas-avos-comiam-terao-workshop-no-mercado-municipal/42339.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …