OAB >> Grande imprensa repercute pedido de impeachment da OAB

Brasília – Os principais veículos da imprensa brasileira – e alguns internacionais – seguem dando destaque ao pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, protocolado na Câmara dos Deputados pela OAB na quinta-feira, 22 de maio, após decisão do Conselho Pleno da Ordem em reunião extraordinária.

Acompanhe a repercussão dos últimos dias:

CAPAS DE JORNAIS

Folha de SP: Temer faz aceno ao Congresso e diz que país
não vai parar –
Na capa, a Folha traz em destaque foto do presidente
Claudio Lamachia com o pedido do impeachment em mãos, na rampa do Anexo I da
Câmara dos Deputados, junto à comitiva que o acompanhou. 

Estado de Minas: OAB pede abertura de impeachment – Outro a destacar em espaço nobre da capa o pedido
protocolado pela Ordem foi o Estado de Minas, que prosseguiu com matéria
interna.

Gazeta do Povo: OAB quer Temer cassado e fora da vida
política por oito anos –
O principal jornal do Paraná destrincha o pedido de
impeachment da Ordem e lembra que, além de pedir a destituição do presidente, a
entidade requer ainda o afastamento da esfera política por oito anos.

Diário Indústria & Comércio: OAB protocola na Câmara
pedido de impeachment –
 O
jornal especializado dedicou espaço na capa para o pedido feito pela Ordem dos
Advogados do Brasil.

MATÉRIAS EM JORNAIS

Zero Hora: Pedido da OAB reforça pressão pela renúncia – A matéria do jornal gaúcho destaca que mais de 100 advogados estiveram na Câmara dos Deputados, acompanhando o presidente Claudio Lamachia, para protocolar o pedido.

Correio Braziliense: OAB entra com impeachment – Texto também destaca a numerosa comitiva de advogados que acompanhou a diretoria nacional da Ordem durante o ato de protocolar o impeachment na Câmara.

Correio Braziliense: Decreto revogado em menos de 24 horas – O jornal lembra a atuação da OAB, mediante nota pública, como fundamental para que a Presidência da República revogasse decreto que autorizou presença das Forças Armadas nas ruas de Brasília para garantir a ordem.

Jornal de Brasília: OAB entra com pedido de impeachment – Além de dar destaque à decisão do Conselho Pleno da OAB de protocolar o pedido de impeachment do presidente Michel Temer, o Jornal de Brasília reforça que foi o 13º requerimento.

Folha de SP: OAB protocola pedido de impeachment de Temer – Publicação destaca que a entidade máxima da Advocacia apresentou pedido de impeachment, que se somou aos mais de dez já existentes contra o presidente.

Folha de SP: OAB protocola na Câmara pedido de impeachment do presidente – Destaque ao pedido feito pela entidade máxima da Advocacia junto aos outros 12 já protocolados.

Gazeta do Paraná: OAB pedido de impeachment de Michel Temer na Câmara – Na seção “Curtas”, o jornal paranaense deu destaque ao protocolo do pedido da OAB no Congresso.

O Estado do Maranhão: Com ação da OAB chega a 13 o total de pedidos de impeachment – O jornal maranhense foi outro a destacar o pedido da OAB sob o viés de que o atual governo já recebeu outros pedidos de destituição.

Correio Popular: OAB entrega à Câmara pedido de impeachment de Temer – A publicação de Campinas (SP) lembra que vários outros pedidos já foram apresentados ao Parlamento, além de destacar o contingente de advogados presente.

Estado de Minas: OAB entra com pedido de impeachment – Matéria detalhada com aprofundamento no tema, correspondente à chamada de capa feita pelo jornal.

O Dia: OAB oficializa pedido de impeachment – Além de apontar para o pedido formulado pela Ordem, o jornal do Rio de Janeiro ressalta que a decisão da entidade pressiona o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O Tempo: Em pedido de impeachment, OAB cita dois crimes de Temer – Jornal mineiro cita os dois fundamentos que embasam o pedido formulado pela ordem: crime de responsabilidade e prevaricação.

Valor: OAB apresenta 13º pedido de impeachment contra presidente – A publicação, a exemplo de outros grandes jornais, destaca que o pedido da OAB se soma a outros 12 já protocolados por partidos políticos na Câmara.

Estado de SP: OAB vê conduta ‘incompatível’ de Temer – Destaque a um dos termos usados pela OAB em seu pedido ao tratar do encontro entre o presidente Temer e o empresário Joesley, com acesso deste ao Palácio do Jaburu, sem constar na agenda oficial, com nome falso e tendo confessado crimes ao presidente.

O Globo: OAB protocola pedido de impeachment na Câmara – Outro grande destaque, de página inteira. A publicação detalha aspectos do pedido apresentado pela Ordem.

Gazeta de Alagoas: OAB protocola na Câmara pedido de impeachment – Jornal dedica bom espaço na metade da página para o ato de protocolo da Ordem junto à Câmara dos Deputados.

O Fluminense: Câmara: OAB protocola pedido de impeachment do presidente – Jornal dedica metade da página ao protocolo da Ordem junto à Câmara dos Deputados.

Metro: OAB: presidente cometeu crime de responsabilidade – Publicação dá ênfase ao principal argumento que embasa o pedido de impeachment protocolado pela OAB. 

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Revista Época: “Esses políticos foram eleitos por nós. Onde erramos?”, diz Lamachia – Entrevista exclusiva com o presidente nacional da OAB na qual detalha o pedido de impeachment protocolado pela entidade na Câmara dos Deputados.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55173/grande-imprensa-repercute-pedido-de-impeachment-da-oab.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …