Presidente do TSE destaca êxito na conclusão do cadastramento biométrico em Tocantins — Tribunal Superior Eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, ao participar nesta sexta-feira (2) da solenidade de encerramento do Projeto Tocantins 100% Biométrico, no Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO), afirmou que “a data marca a conclusão exitosa do processo de recadastramento biométrico dos eleitores do estado de Tocantins, após um longo período de dedicado trabalho”.

O ministro do TSE ressaltou que essa conclusão é o início de um novo paradigma no processo eleitoral no estado, “que poderá contar com a identificação pelo reconhecimento das digitais em todos os seus municípios, como mais uma ferramenta de transparência e segurança na hora do voto”.

Durante a solenidade, foram apresentados os números consolidados da última fase do cadastramento biométrico no Tocantins, encerrada no último dia 26. O estado se tornou o primeiro do país a concluir o cadastramento biométrico dos eleitores em 2017. Assim, nas próximas eleições de 2018, todos os eleitores tocantinenses estarão aptos a votar após a identificação das digitais, garantindo um processo eleitoral ainda mais seguro. 

O ministro Gilmar Mendes lembrou ainda que o recadastramento biométrico vem sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país desde 2005 e já é uma realidade no processo eleitoral brasileiro em alguns estados. “Mas é preciso continuar acontecendo até que todo o eleitorado – mais de 144 milhões hoje – esteja cadastrado”, afirmou. 

O ministro ressaltou que, tendo em vista a dimensão do estado, a empreitada foi desafiadora: mais de 275 mil eleitores biometrizados nesta última fase, em 17 zonas eleitorais e 65 municípios. “Tal sucesso certamente é resultado da união de esforços e do empenho de magistrados, servidores e colaboradores, além do apoio imprescindível de toda a comunidade e dos cidadãos que responderam ao chamado da Justiça Eleitoral para realizar o recadastramento”.

BB/IC

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Junho/presidente-do-tse-destaca-exito-na-conclusao-do-cadastramento-biometrico-em-tocantins.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE celebra Dia Mundial do Planeta Terra e reforça compromisso com o meio ambiente — Tribunal Superior Eleitoral

Na próxima quinta-feira (22), milhões de pessoas em todo o mundo comemoram o Dia Mundial …