Curitiba/PR: Prefeito abre comemorações da Semana do Meio Ambiente

O prefeito Rafael Greca abriu a Semana do Meio Ambiente, comemorada a partir desta segunda-feira (5/6), com uma visita aos estandes da exposição promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no calçadão da Rua XV de Novembro, perto da Boca Maldita. “Este Dia Mundial do Meio Ambiente em Curitiba é com muita chuva, por que a nossa cidade é úmida e aqui nasce o Rio Iguaçu”, disse o prefeito a respeito do clima, que não o impediu de conferir as atrações da exposição. Entre os projetos que destacou está o Ecocidadão, da secretaria em parceria com associações de catadores, e os seus produtos de reciclagem.

Ao falar sobre a importância de separar e dar o destino correto aos materiais recicláveis, o prefeito analisou os tapetes feito de borracha de pneus, a telha de garrafas pet e a sacola de papel reciclado, todos vindos do projeto Ecocidadão. Ao lado, visitou o estande do Ecosolidariedade, da Igreja Católica, que faz recolhimento de óleo de cozinha para produção de biodiesel. “Há uma cidade industrial de lixo dentro de Curitiba”, avaliou.

Biodiversidade

No local, há também espaços para conferir a vegetação e a fauna locais. O prefeito caminhou pela Trilha da Biodiversidade, montada pelos departamentos de Pesquisa e Conservação da Fauna e de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. E conferiu os animais taxidermizados, um trabalho do Museu de História Natural do Capão da Imbuia.

“O Museu de História Natural funciona embaixo da sombra da imbuia de mil anos, que é orgulho da cidade, e tem um acervo que remonta 1876, quando Romário Martins começou o Museu Paranaense com Ermelino de Leão”, lembrou Greca. “É um tesouro da biodiversidade à disposição da educação ambiental de Curitiba”, concluiu.

A exposição pode ser vista até a próxima quarta-feira (7/5), das 9h às 17h. 

Lago Azul

Também nesta segunda-feira, Greca e o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, fizeram o plantio simbólico de uma muda de Araucária. O local escolhido foi o Parque Lago Azul, um dos mais buscado no site do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Acompanharam ação o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, e os administradores da dez Regionais de Curitiba. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeito-abre-comemoracoes-da-semana-do-meio-ambiente/42357.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …