Curitiba/PR: Boa Vista, Campina do Siqueira e Portão receberão pontos do Nossa Feira

Três pontos do Nossa Feira, programa da Prefeitura que vende hortifrutigranjeiros direto do agricultor, passam a ter novos endereços a partir do dia 22 de junho.

O Nossa Feira do Xaxim, que funciona toda quinta-feira (até o dia 8 de junho), será transferido para o Portão, com início das atividades no dia 22 de junho. A feira do Campo do Santana, que acontece toda sexta-feira (até o dia 9 de junho), vai para o Boa Vista, a partir do dia 23 de junho. O ponto do CIC/Campo Alegre, que ocorre toda quarta-feira, funcionará até o dia 28 de junho e, a partir do dia 5 de julho, será transferido para o Campina do Siqueira.

As mudanças foram solicitadas pelos produtores que integram a Cooperativa Agrícola de Colombo (Cooacol). “Os agricultores familiares associados à Cooacol alegam que as vendas caíram muito, devido à baixa procura da população, impossibilitando a manutenção dos gastos com o transporte e a mão de obra”, conta Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento. Segundo ele, após análise criteriosa, a secretaria aceitou fazer mudanças solicitadas pela cooperativa.

Gusi ressalta que o Nossa Feira nasceu como um programa auto-sustentável, que não tem qualquer subsídio público e, por isso, todos os pontos precisam ser rentáveis para os agricultores familiares. “O programa busca garantir à população de frutas e hortaliças de qualidade e com preços mais acessíveis e aos produtores da Região Metropolitana o acesso ao mercado consumidor de Curitiba”, complementa o secretário. 

Giovani Strapasson, secretário da Cooacol, revela que a cooperativa está tendo, desde o fim do ano passado, um prejuízo mensal entre R$ 10 mil e R$ 15 mil nos três pontos do Nossa Feira que serão transferidos. “O custo de logística entre Colombo e as feiras é muito pesado e, no caso dos três pontos, não está sendo coberto. Como as vendas caíram muito, por falta de fregueses, não estamos conseguindo escoar a produção dos agricultores cooperados, que estão tendo que ficar com o excedente”, justifica ele.

A escolha dos três novos pontos foi feita em comum acordo entre representantes da Cooacol e a Prefeitura, conta José Carlos Koneski, diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria. “Os agricultores sugeriram os locais e a secretaria, após estudar a viabilidade, concordou com a implantação das feiras no Portão, Boa Vista e Campina do Siqueira”, lembra ele.

Programa

Com 15 pontos espalhados por Curitiba, o programa Nossa Feira comercializa frutas, legumes e verduras fresquinhos cultivados por agricultores familiares da Cooperativa Agrícola de Colombo (Cooacol), responsável por dez feiras, e da Cooperativa de Processamento e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais (Copasol), que atende cinco feiras.

Além disso, todos os pontos contam com bancas de pastel, pamonha, pescado, frios e petiscos. As feiras ocorrem, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h (algumas pontos a partir das 17h) até 20h ou 21h.

 

Novos locais do programa Nossa Feira:

Nossa Feira Portão

Dia: toda quinta-feira (a partir do dia 22 de junho)

Horário: das 16h às 21h

Local: Praça Armando Carneiro (ao lado do terminal de ônibus do Portão), entra a Rua Lourival Portella e Rua Professor Euro Brandão, Portão.

 

Nossa Feira Boa Vista

Dia: toda sexta-feira (a partir do dia 23 de junho)

Horário: das 16h às 21h

Local: Rua Jorge Barbosa, entre a Rua Alfredo Wekerlin e Avenida Anita Garibaldi, Boa Vista.

 

Nossa Feira Campina do Siqueira

Dia: toda quarta-feira (a partir do dia 5 de julho)

Horário: das 16h às 21h

Local: Rua Vicente de Paulo, entre a Rua Gerônimo Durski e Rua Padre Giácomo Cusmano, ao lado do terminal de ônibus do Campina do Siqueira, no Campina do Siqueira.

 

Atual programação do Nossa Feira:

Segunda-feira

Nossa Feira Capão da Imbuia

Rua Dra. Juracy Riquelme entre a Rua Frederico Stadler Junior e Rua Clávio Molinari – Bairro Capão da Imbuia.

 

Nossa Feira Centro Praça 19 De Dezembro

Praça 19 de Dezembro, lateral com a Rua Paula Gomes – Centro.

 

Nossa Feira – Uberaba – Jardim Primavera

Dona Bárbara Cid, entre a Avenida Senador Salgado Filho e Rua Simão Brante – Bairro Uberaba

 

Terça-feira

Nossa Feira Centenário

Avenida Jornalista Aderbal Gaertner Stresser entre a Rua Eduardo Engelhardt e Rua Deputado Acyr José – Conjunto Mercúrio.

 

Nossa Feira São Braz

Rua Brasilio José Betezek entre a Rua Antonio Escorsin e Rua Juruaçú – Bairro São Braz.

 

Nossa Feira – Novo Mundo

Rua Rosalino Mazziotti, entre a Rua Eduardo Carlos Pereira e Rua Dr. José Palu – Bairro Novo Mundo.

 

Quarta-feira

Nossa Feira Barreirinha

Estacionamento do Parque da Barreirinha, Avenida Anita Garibaldi – Bairro Barreirinha.

 

Nossa Feira Uberaba

Rua Capitão Leônidas Marques, entre a Rua Lourival Cordeiro e Rua Aviador Amin Buhere – Uberaba, das 16h às 21h.

 

Nossa Feira – CIC – Campo Alegre

Rua Nossa Senhora das Cabeças, entre Rua Sebastião Ribeiro Batista e Rua Silvio Duarte, Praça da União – Bairro CIC, das 16h às 21h.

 

Quinta-feira

Nossa Feira Pilarzinho

Rua José Morais, entre a Rua Amauri Lange Silvério e Rua Saturnino Arruda dos Santos, Bairro Pilarzinho.

 

Nossa Feira Vila Lindóia

Rua Conde dos Arcos entre a Avenida Santa Bernadete e Rua Galileu Galilei – Bairro Vila Lindóia

 

Nossa Feira – Xaxim

Rua Arcendino Rosa Neves, entre a Rua Helcio da Cunha Ajuz e Rua Vereador Oswaldo Nascimento – Bairro Xaxim.

 

Sexta-feira

Nossa Feira CIC

Rua Jair Coelho, ao lado do Colégio Estadual Eurides Brandão.

 

Nossa Feira Capão Raso

Rua José Zaleski entre a Rua Laudelino Ferreira Lopes e Rua Francisco Biscardi – Bairro Capão Raso

 

Nossa Feira – Campo do Santana

Rua Reynaldo Tortato, entre a Rua Angelo Tozim e Rua Diamira Valério Ruthes, Praça Reinaldo Alberti, Campo do Santana, das 16h às 21h.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/boa-vista-campina-do-siqueira-e-portao-receberao-pontos-do-nossa-feira/42365.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …