TST >> Justa causa de agente da Fundação Casa que abandonou posto durante crise depressiva é anulada

 
                         Baixe o Áudio
      
 

(Qui, 08 Jun 2017 14:10:00)

REPÓRTER: A Sétima Turma do TST não aceitou o recurso da Fundação Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente, a Fundação Casa de São Paulo, contra decisão que anulou a justa causa aplicada a um agente de apoio técnico. O trabalhador foi dispensado após abandonar o posto de trabalho e cometer faltas. E os fatos ocorreram durante uma crise depressiva. A medida foi anulada pelo TST porque a fundação não observou devidamente as formalidades do procedimento administrativo nem a proporcionalidade entre a infração cometida e a penalidade.

O agente ingressou na fundação por concurso público e foi contratado pelo regime da CLT, em 2008. Três anos depois foi aberto processo administrativo para apurar as faltas que resultaram na demissão por justa causa.

Em primeira e segunda instâncias, foi reconhecida a nulidade da dispensa por entender que o abandono do posto ocorreu por problemas psicológicos. Segundo depoimento do próprio trabalhador ele tinha medo de atuar no local e pediu transferência de unidade. 

A Fundação recorreu ao TST insistindo na validade dos motivos que ocasionaram a dispensa. Mas o relator na Sétima Turma, ministro Cláudio Brandão, observou que, de acordo com o Regional, foram ouvidas apenas quatro testemunhas, e todas eram empregadas da Fundação, além do próprio agente. E a apuração durou cerca de oito meses, sem nenhuma justificativa, quando a portaria interna previa a conclusão do processo administrativo disciplinar em 90 dias, ou seja, três meses.

Outro ponto levado em conta pelo ministro Cláudio Brandão foi a falta de adequação e proporcionalidade entre a infração e a penalidade. 

SONORA: Ministro Cláudio Brandão – relator do caso 

“Entendeu o Tribunal que não havia a razoabilidade entre a falta cometida para efeito de justa causa e a punição aplicada para efeito de justa causa, por não ser havido observado o procedimento interno, mas se reconheceu que a falta não foi grave a ponto de se reconhecer a justa causa.”

REPÓRTER: De forma unânime, a justa causa do agente da Fundação Casa foi anulada. 

Reportagem: Sacha Bourdette
Locução: Carlos Balbino

O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1).

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24356459.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente e integrantes do TST destacam competência de Flávio Dino, novo ministro no STF

Imprimir A posse ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h, e contou com a presença do …