Curitiba/PR: Curso de manipulação de alimentos começa no Boa Vista

A dona de casa Patrícia Fernandes, 46 anos, já está testando em casa, com a família, os cachorros-quentes que serão servidos no futuro food truck dela e do marido, Ernesto, 50 anos. Até o local eles já escolheram para instalar o veículo: próximo do terminal de ônibus do Pinheirinho.

Mas para iniciar o tão sonhado negócio, o casal precisa da licença da Prefeitura e, por isso, se inscreveu na primeira turma do Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, que começou nesta terça-feira (4/7), na Rua da Cidadania do Boa Vista.

Realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o curso de 12 horas é gratuito e, durante três dias (4, 11 e 18/7), os 45 participantes aprendem regras que ajudam a evitar ou reduzir os perigos ou a contaminação de alimentos comercializados. “As aulas aperfeiçoam os conhecimentos de manipuladores de alimentos em legislações, doenças transmitidas (microbiologia e parasitologia), contaminantes alimentares, higiene, cuidados com matéria-prima (da aquisição até o armazenamento), controle de pragas, descarte do lixo e controle de qualidade da água”, explica Karin Flemming de Faria, nutricionista da Smab que realizou a primeira aula do curso.

A especialista ressalta ainda que o curso é uma grande oportunidade para pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade iniciarem uma atividade profissional e, para quem está na informalidade, regularizar a situação. “O certificado é aceito pela Vigilância Sanitária para a liberação da licença para o trabalho como manipulador de alimentos, doceiro, salgadeiro, vendedor de cachorro-quente, pipoca, pão e tapioca”, justifica Karin. “Além disso, as pessoas que quiserem ser ambulantes ou trabalhar com food truck precisam ter este tipo de curso para conseguir a liberação da Secretaria Municipal de Urbanismo”, complementa a especialista.  

No último dia do curso, observa a nutricionista, outros órgãos e secretárias da Prefeitura, como Vigilância Sanitária, Finanças, Urbanismo e Agência Curitiba, orientarão os participantes sobre fluxos, taxas, lista de exigências e formalização, inclusive, sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Qualidade e segurança

Além de ser uma oportunidade para pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade iniciarem uma atividade profissional, os participarem reconhecem que o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos é importante para garantir alimentos de qualidade e com segurança para a população. “Além de conseguir a licença para trabalhar com cachorro-quente, também quero aprender mais sobre como preparar os sanduíches de uma forma bem feita e até saudável. A gente quer, realmente, ter fregueses satisfeitos”, afirma a dona de casa Patrícia, que prevê estar trabalhando com seu food truck até o fim de agosto.

Desempregada há um ano, a dona de casa Luci Mincov, 46 anos, espera estar mais qualificada para uma vaga em um restaurante ou lanchonete com o curso. “Além de melhorar o meu currículo, acho que vou aprender muito aqui sobre manipulação de alimentos, como preparar de forma mais segura e saudável”, avalia ela, que não descarta abrir seu próprio negócio no futuro. “Quem sabe, depois do curso, eu não me anime a fazer salgados e doces para vender na vizinhança”, diz ela.

Próximos cursos

Até dezembro, dez Regionais da Prefeitura vão oferecer o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A próxima turma está programada para a Regional do Portão, na Rua da Cidadania do Bairro. “Ainda há vagas e basta entrar em contato com a regional da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para se inscrever para as aulas, que também ocorrerão nos dias 2 e 9 de agosto”, reforça Karin.

Quem pode participar dos cursos

– Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) da Fundação de Ação Social (FAS)

– Participantes de algum programa social

– Servidores e estagiários de estabelecimentos da Prefeitura indicados pela secretaria

– Membros de entidades indicadas pelo Conselho da Economia Solidária com cadastro no CadSol

– Membros de entidades sociais e ONGs, sem fins lucrativos, que atendam a população em situação de rua

– Associados do sindicato dos ambulantes

– Pessoas cadastradas no Armazém da Família

 

Locais, datas, horários e telefones para inscrições

Regional Portão: 26 de julho e 2 e 9 de agosto, das 12h às 16h, inscrições pelo (41) 3350-3901

Regional Pinheirinho: 1, 8 e 15 de agosto, das 9h às 13h, inscrições pelo (41) 3313-5425

Regional Matriz: 15, 22 e 29 de agosto, das 12h às 16h, inscrições pelo (41) 3313-5821

Regional Boqueirão: 29 de agosto e 5 e 12 de setembro, das 9h às 13h, inscrições pelo (41) 3313-5521

Regional Bairro Novo: 12, 19 e 26 de setembro, das 9h às 13h, inscrições pelo (41) 3298-6356

Regional Cajuru: 3, 10 e 17 de outubro, das 12h às 16h, inscrições pelo (41) 3267-3880

Regional CIC: 17, 24 e 31 de outubro, das 9h às 13h, inscrições pelo (41) 3212-1501

Regional Santa Felicidade: 7, 14 e 21 de novembro, das 12h às 16h, inscrições pelo (41) 3374-5005

Regional Tatuquara: 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro, das 9h às 13h, inscrições pelo (41) 3298-2015

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curso-de-manipulacao-de-alimentos-comeca-no-boa-vista/42666.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …