TST >> Direito Garantido: Transferência do local de trabalho

 
                         Baixe o áudio
      
 

(Seg, 17 Jul 2017 11:32:00)

REPÓRTER: O patrão propõe uma oportunidade de serviço em outra cidade. O trabalhador aceita a oferta. É então chegada a hora da mudança. Empacotar livros, cadernos… Encaixotar louças, talheres, roupas… Embalar com cuidado objetos frágeis e por aí vai…

Tudo pronto. Caminhão na porta. Momento de seguir rumo a uma nova rotina para desenvolvimento dos serviços em uma localidade diferente.

O artigo 469 da CLT estabelece as regras relacionadas à transferência de um empregado. A primeira delas é taxativa: o empregador é proibido de transferir o profissional, sem que haja consentimento, para localidade diversa da que está prevista em contrato.

No entanto, a legislação prevê algumas exceções. A transferência do trabalhador é permitida, por exemplo, quando ocorrer a extinção do estabelecimento. Outro caso em que não precisa haver consentimento é quando o empregado exerce cargo de confiança. E mais: se no contrato de trabalho constar expressamente a possibilidade de mudança ou ainda se o cargo exigir transferências de forma implícita como no caso de vendedor-viajante. 

Após a mudança de domicílio do profissional, o empregador é obrigado a realizar um pagamento complementar, que não pode ser menor que 25% do salário que o empregado recebia na localidade anterior. 

O artigo 460 da CLT determina um detalhe importante: todas as despesas resultantes da transferência são responsabilidade do empregador.
  
Reportagem: Liamara Mendes
Locução: Liamara Mendes 

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24381714.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente e integrantes do TST destacam competência de Flávio Dino, novo ministro no STF

Imprimir A posse ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h, e contou com a presença do …