STF >> Michel Temer pede acesso aos áudios recuperados de gravadores usados por Joesley Batista

A defesa do presidente da República, Michel Temer, apresentou petição no Inquérito (INQ) 4483, nesta quarta-feira (19), pedindo para ter acesso aos sete arquivos de áudio recuperados de gravadores usados pelo empresário Joesley Batista para gravar conversa com o presidente. O advogado diz que o acesso é importante para a defesa a ser feita na Câmara dos Deputados, que analisa a admissibilidade da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República.

A partir das gravações e da colaboração premiada do sócio do grupo empresarial J&F, Temer e o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures foram denunciados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pela suposta prática de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal. A denúncia foi enviado à Câmara, uma vez que a Constituição Federal, em seus artigos 51 (inciso I) e 86, prevê a necessidade de autorização daquela Casa Parlamentar para que o presidente da República seja processado perante o STF.

A defesa diz na petição, dirigida à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, por conta do período de férias forenses, que já havia feito pedido semelhante ao relator do caso, ministro Edson Fachin, juntamente com o pleito de acesso aos gravadores usados. De acordo com defensor, contudo, o ministro Fachin decidiu ouvir a Procuradoria-Geral da República (PGR) antes de analisar o pleito. Assim, por entender que a manifestação da PGR se refere apenas à perícia dos gravadores, e considerando a possível importância dos áudios recuperados para a defesa junto à Câmara, o advogado de Michel Temer pediu para ter acesso aos arquivos de áudio antes do dia 2 de agosto, data prevista para a análise da denúncia na Câmara.

MB/AD
 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=349868.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …