Curitiba/PR: Sábado de desafios na Gincana de Robótica

A Secretaria Municipal de Educação promove neste sábado (29/7), a segunda etapa da Gincana de Robótica, das 8h às 11h30, na Escola Municipal São Miguel, na CIC.

A ação reúne estudantes que integram as equipes de robótica para aperfeiçoar as técnicas de programação e montagem de robôs, o trabalho colaborativo, além de proporcionar a troca de experiências. “É uma grande oportunidade para os alunos testarem conhecimentos e demonstrarem publicamente como tem sido importante a utilização da tecnologia para o desenvolvimento educacional no município”, destaca o diretor do Departamento de Desenvolvimento Profissional, João Batista dos Reis.

Os participantes terão cinco desafios para cumprir. São apresentação de vídeo, organização da torcida, resolução de enigmas, atividades de divulgação da ação, desafio de robótica e missão de programação com resgate para os robôs. Essa prova segue os princípios da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Todas as equipes receberão premiação, além de participarem de sorteios durante o evento.

Durante a execução das tarefas, os meninos e meninas também terão a oportunidade de aprender na prática, o que significa o trabalho em equipe, a organização, o espírito de liderança, a consciência social, o respeito às diferenças e outros conceitos discutidos constantemente nas ações de robótica.

Para a estudante Maria Luiza de Souza, de 13 anos, da Escola Municipal São Miguel, na CIC, a participação é uma forma de ampliar saberes e fazer novos amigos. “A robótica mudou bastante a minha vida. Agora meus pensamentos se voltam mais ao trabalho em grupo e à investigação científica no sentido de cooperar com todos. Eu era muito individualista e aprendi a partilhar”, disse.

Onze equipes estarão na gincana que tem a participação do Sesi, Positivo e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Outra participação expressiva das equipes de robótica da rede municipal de ensino acontece em 26 de agosto, na etapa prática, regional da OBR. As equipes classificadas irão para a fase Nacional, de 7 a 11 de novembro, em Curitiba.

  

Serviço: Gincana de Robótica

Data: sábado (29/7)

Horário: das 8h às 11h30

Local: Escola Municipal São Miguel (Rua Antonio Reinaldo Zanon, 175, CIC)

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sabado-de-desafios-na-gincana-de-robotica/42898.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …