STF >> Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 4/8

19h – Direito sem Fronteiras
O número de refugiados só cresce desde 2011, quando começou a guerra civil na Síria. Segundo a ONU, 4,9 milhões de pessoas saíram do país desde então, e outras milhões fogem da guerra e da fome de seus países e recorrem à Europa em busca de abrigo. Por isso, foi criado o Plano de Deslocalização, forma de distribuir os refugiados pelo continente. Polônia, Hungria e República Tcheca, que não concordaram com o plano, estão sendo processadas pela União Europeia. Quem fala sobre a punição aos países europeus que recusaram refugiados é o doutor em Relações Internacional Rafael Dubeux e o mestre em Ciência da Informação Mauro Leonardo Cunha.
Reapresentações: 5/8, às 20h e 6/8, às 20h.

20h30 – Iluminuras
O programa recebe a escritora Olívia Franco. Autora de quatro livros infantis, ela elege os preferidos e conta curiosidades das obras como “Quantos nomes tem um menino?” e “O primeiro dia de aula de Manu”. No segundo bloco do programa, o convidado é o professor de Relações Internacionais e Direito Joanisval Gonçalves. Autor de cinco livros, o professor fala sobre o mais recente: “Terrorismo: conhecimento e combate”.
Reapresentações: 5/8, às 20h30; 6/8, às 20h30; 7/8, às 18h; 8/8, às 22h; 9/8, às 13h30 e 10/8, às 22h.

21h30 – Em Cartaz
Em Cartaz reapresenta primeiro episódio da série “Advogados contra a Ditadura”, do cineasta Silvio Tendler, com o episódio “O golpe contra a democracia”. O episódio mostra os primeiros dias da tomada de poder pelos militares. A produção conversou com exclusividade com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, sobre a importância da atuação dos advogados nesse período.
Reapresentações: 6/8, às 22h30.

Sábado, 5/8

7h30 – Plenárias
A edição mostra as três sessões que marcaram a primeira semana de julgamentos no segundo semestre de 2017. Na sessão de abertura, na manhã de terça-feira (1º), o Plenário do Supremo Tribunal Federal definiu duas teses de repercussão geral, nos Recursos Extraordinários (RE) 643247 e 846854, que tratam, respectivamente, da cobrança da Taxa de Combate a Sinistros por municípios e da competência para julgar abusividade de greve de servidores públicos celetistas. Ainda entre os destaques, a conclusão, na quinta-feira (3), do julgamento dos embargos de declaração no RE 571969, por meio do qual a União e o Ministério Público Federal (MPF) buscavam reverter decisão que garantiu à Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) o direito à indenização pelo congelamento das tarifas aéreas ocorrido durante o Plano Cruzado, entre outubro de 1985 e janeiro de 1992. Em março de 2014, o STF negou provimento ao recurso, mantendo decisão das instâncias antecedentes que reconheceram a responsabilidade da União quanto aos prejuízos suportados pela empresa em razão de planos econômicos. Por unanimidade, os embargos foram rejeitados. Na semana, começou a ser julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 350, que discute norma da Constituição do estado de São Paulo que proíbe a caça. Após o voto do relator, ministro Dias Toffoli, no sentido de admitir a caça unicamente em casos excepcionais (fins científicos e controle populacional de espécies), acompanhado por outros seis ministros, o julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Em reportagem especial, o programa mostra os principais processos incluídos na pauta de julgamentos de todo o mês de agosto.
Reapresentações: 5/8, às 15h e 17h30; 6/8, às 7h30; 8/8, às 4h30; e 9/8, às 4h30.

9h – Academia
O Academia desta semana apresenta “Desapropriação de imóvel para fins de reforma agrária e critérios ambientais de classificação da função social da propriedade rural”, dissertação apresentada por Paulo Beli Moura Stakoviak Júnior ao curso de mestrado em Direito Constitucional e Sociedade do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Para debater o assunto, o programa recebe Alice Rocha, professora e doutora em Direito Público e Direito Internacional, e Debora Dení, procuradora federal e mestre em Direito.
Reapresentações: 6/8, às 9h; 7/8, às 9h; e 9/8, às 9h.

12h – Fórum
A cada dia mais idosos sofrem agressões físicas e psicológicas, especialmente de parentes próximos como filhos e netos. Em um ano, houve aumento de 20% na quantidade de ligações que denunciam maus tratos aos idosos.
Reapresentação: 6/8, às 12h.

12h30 – Meio Ambiente por Inteiro
O Meio Ambiente por Inteiro exibe histórico dos temas tratados no programa desde a estreia em 2011. Em seis anos, o programa exibiu 322 edições, tratou de diversos temas, como a importância da preservação dos recursos hídricos, a poluição provocada pelos carros e caminhões e mostrou iniciativas que ajudam a melhorar a qualidade do meio ambiente.
Reapresentações: 6/8, às 12h30; 7/8, às 12h; 8/8, às 18h; 9/8, às 12h; 10/8, às 12h30 e 11/8, às 18h.

14h – Artigo 5º
Em 2009, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Estado precisa provar a falta de condições para custear remédios de alto custo. Para falar sobre o tema, a TV Justiça convidou o professor de Direito Constitucional Lucas Faber e a advogada e professora Regiane Presot. Também participa do programa André Gontijo de Miranda, que tem hipertensão arterial pulmonar e precisa dos medicamentos fornecidos pelo governo.
Reapresentação: 6/8, às 14h.

18h30 – Repórter Justiça
O programa desta semana vai falar sobre o direito à amamentação. O Brasil é referência no mundo na matéria: 41% das mães mantêm a amamentação exclusiva até os seis meses, o dobro do que é registrado em países como os Estados Unidos, Reino Unido e China. Algumas empresas e órgãos públicos oferecem berçários para as mães. Esta ainda é uma realidade distante para maioria, mas o Supremo Tribunal oferece este suporte as funcionárias. Confira histórias de mães, os problemas enfrentados na amamentação e a opinião de especialistas sobre as questões que envolvem o tema.
Reapresentações: 6/8, às18h30, 7/8, às 20h30, 8/8 às 7h30 e 10/8, às 20h30.

Domingo, 6/8

21h30 – Refrão
Vinícius de Oliveira começou a tocar cavaquinho e banjo na adolescência. Hoje, também é percussionista, canta e inventa suas próprias canções, além de compor com parceiros. Já ganhou festival de samba e participa de outros grupos, como Adora Roda e Filhos de Dona Maria, mas segue firme com sua carreira solo, marcada pelo tom autoral. Em conversa a ser exibida na próxima edição do Refrão, ele até tocou uma canção da nova fase, que abraça ritmos nordestinos.
Reapresentações: 7/8, às 13h30; 8/8, às 21h30;10/8, às 21h30; 11/8, às 13h30 e 12/8, às 21h30.

22h – História da TV Justiça
Em comemoração aos 15 anos da emissora, acompanhe os desafios, a evolução e o legado da TV em todos os domingos deste mês de agosto.
São quatro documentários sobre a história da TV contada com a ajuda de quem participa da emissora, desde a época da criação até hoje.
Reapresentações: 7/8, às 22h30 e 10/8, às 13h30.

Segunda, 7/8, a sexta-feira, 11/8

8h – Saber Direito Aula
O programa desta semana vai tratar do Direito das Telecomunicações. O convidado é o advogado Marcelo Bechara. Direito e telecomunicações, Direto e radiodifusão, TV Digital, Direito e internet e Internet no Supremo serão tratados nos cincos encontros do curso.
Reapresentações: segunda a sexta-feira, às 23h30.

Fonte: TV Justiça

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=351528.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …