ID Jovem garante gratuidade e descontos a jovens de baixa renda — Portal Brasil

Aplicativo facilita acesso da população entre 15 e 29 anos a viagens interestaduais e eventos culturais ou esportivos


publicado:
05/08/2017 08h20


última modificação:
05/08/2017 11h12

O Estatuto da Juventude completa quatro anos neste sábado (5) e, ainda hoje, traz benefícios para os jovens brasileiros de 15 a 29 anos, em especial os que fazem parte da população de baixa renda.

Uma das novidades que o texto trouxe para a juventude é o direito à gratuidade e descontos em viagens interestaduais e eventos culturais ou esportivos. Uma forma de garantir esse direito é o documento digital ID Jovem.

O documento é destinado a jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Para emitir o ID Jovem, é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Quem optar por emitir pela internet deve acessar o site da ID Jovem, e preencher os dados solicitados para gerar o cartão, que deve ser impresso.

No momento da aquisição de bilhetes ou ingressos, o documento deve ser apresentado impresso, acompanhado de documento oficial com foto. Pelo celular, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para telefones que utilizam sistema operacional Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.

Com o aplicativo, não é necessário imprimir o cartão, apenas apresentar a imagem dentro da validade na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso. Também é necessário apresentar documento oficial com foto.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Palácio do Planalto, da Secretaria Nacional da Juventude e da Caixa Econômica Federal

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/Rss-CidadaniaEJustia/~3/OntX4oRWhTo/id-jovem-garante-gratuidade-e-descontos-a-jovens-de-baixa-renda.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Portaria Prud-DSUJ nº 290, de 18 de março de 2024 – AASP

Estabelece a escala de plantão judiciário para o Fórum da Justiça Federal de Presidente Prudente/SP, …